Ministra Ellen Gracie abre o evento Ação Justiça neste sábado (8)
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, abre neste sábado, às 9h30, o Ação Justiça, evento organizado pelo Tribunal para levar à população brasiliense orientação jurídica gratuita e atrações culturais. A iniciativa, realizada no Dia da Justiça, faz parte das comemorações do Bicentenário do Judiciário Independente no Brasil. A programação inclui diversas atividades ao longo de todo o dia, na Esplanada dos Ministérios (Conjunto Cultural da República, próximo à Rodoviária do Plano Piloto), em Brasília.
Entre as atividades previstas, o Ação Justiça oferece a oportunidade para pessoas que não podem pagar advogado receberem orientação com profissionais preparados para responder as dúvidas e indicar o melhor caminho na busca de seus direitos. Para as crianças, também estão previstas diversas atrações gratuitas, como brinquedoteca, pintura de rosto, recreação, contadores de estória e distribuição de pipoca e algodão doce. Além disso, será prestado atendimento odontológico com escovação orientada, aplicação de flúor e distribuição de kit escovação.
A saúde dos adultos também terá atenção especial no “Circuito de saúde” das tendas do Sesi, montadas no local. Quem comparecer ao evento poderá fazer exames para verificar a taxa de glicose, a pressão arterial e o nível de colesterol.
Para aqueles que querem conhecer mais sobre a competência e o funcionamento da Justiça brasileira e funções essenciais, haverá estandes das entidades parceiras que apóiam o Ação Justiça. Nos estandes, cada entidade ou associação fará pequenas palestras para explicar aos visitantes o trabalho realizado pelos profissionais que a integram. Serão distribuídas cartilhas explicativas, transmitidos vídeos institucionais e, ainda, lançadas campanhas relacionadas ao Judiciário. Ao visitar os estandes, os interessados poderão entender com detalhes o papel do Ministério Público, o trabalho realizado por um juiz Federal e um juiz de Direito, e, também, como a Defensoria Pública pode ajudar o cidadão, por exemplo.
Algumas entidades realizarão palestras em espaço específico. Já estão confirmados os seguintes temas: “Direito do Consumidor”, “Direito dos Trabalhadores Domésticos”, “Direito da Criança e Adoção”, “Direito dos Aposentados”, “Direito Ambiental” e “Combate à Corrupção”.
Ao todo, são 20 entidades relacionadas aos profissionais do Poder Judiciário, além da Confederação Nacional da Indústria/Sesi e do Governo do Distrito Federal. O patrocínio é do Banco do Brasil.
Distribuição de Constituições
Estandes da TV Justiça e da Rádio Justiça vão distribuir 5 mil exemplares da Constituição Federal, editadas especialmente para o evento, e também de um calendário de 2008 com as fotos premiadas no 1º Concurso de Fotografias do STF. Além disso, haverá a transmissão ao vivo do programa Comunidade, pela Rádio Justiça (104,7FM, em Brasília) e a transmissão de flashes do evento pela TV Justiça (Canal 53-DF e TV por assinatura).
Programação cultural
Durante todo o dia, das 9h30 às 17h30, haverá apresentações culturais com bandas de reggae, rock, música instrumental, música popular brasileira, dança, capoeira, mímica e apresentação folclórica. Já estão confirmadas as seguintes atrações: "Folguedo (Grupo do seu Teodoro e Samba de Crioula), Banda Batalá, Miquéias Paz, Banda Elemental, Som da Corte, Yara Veratto e Banda Mostarja. Também haverá apresentação especial de integrantes do Clube do Choro de Brasília. Para encerrar as atividades, será realizado show com a banda brasiliense Plebe Rude.
Confira abaixo o nome de algumas associações que já confirmaram parceria para realização do Ação Justiça:
Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); Associação Nacional dos Procuradores da Previdência (Anprev); Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR); Associação Nacional dos Procuradores Federais (Anpaf); Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp); Associação Brasileira de Advogados (Aba); Associação Nacional dos Procuradores do Banco Central do Brasil (APBC); Associação Nacional dos Procuradores de Estado (Anape); Instituto dos Magistrados do Distrito Federal (Imag); Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União no DF (Sindjus); Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe); Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT); Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep); Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra); Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni); Associação Nacional dos Defensores Públicos da União (ANDPU); Defensoria Pública do Distrito Federal; Sindicato dos Procuradores da Fazenda (Sinpofaz).