Ministra Ellen Gracie abre Ação Justiça 2007
Foi aberto, há instantes, pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Ellen Gracie, o Ação Justiça, em Brasília. O evento marca as celebrações do Bicentenário do Judiciário Independente no Brasil e comemora o Dia da Justiça, com serviços e informações jurídicas e atrações culturais para a comunidade de Brasília.
“Queremos divulgar mais o Judiciário, torná-lo mais próximo da população, a quem dedicamos nossos esforços, para que conheçam os serviços a que podem recorrer”, explicou a ministra ao fazer a abertura oficial do evento.
Em seu discurso, Ellen Gracie deu destaque à Semana Nacional de Conciliação, encerrada nesta sexta-feira, em que foram realizadas mais de 120 mil audiências de conciliação em todo o país. De acordo com a ministra, mais de R$ 250 milhões entraram em circulação mediante a formalização de acordos, durante a semana.
O Ceará foi o estado que mais agendou audiências, com 17 mil reuniões de conciliação realizadas. Em seguida, estão os estados de São Paulo e Minas Gerais. O balanço geral será divulgado pelo CNJ, assim que os números nacionais forem finalizados.
A ministra ressaltou, ainda, que o sistema de conciliação está sendo adotado como atividade permanente, com o treinamento contínuo de conciliadores, capacitados para que o Brasil se torne “uma sociedade menos litigiosa e mais pacífica em relação aos conflitos jurídicos do que é hoje”, afirmou Ellen Gracie.
Mais de 20 associações ligadas ao Judiciário e suas funções essenciais estão com estandes no local de realização do Ação Justiça, oferecendo informações e orientação jurídica gratuita ao público, até as 17h30. Ao longo de todo o dia estão previstas palestras e diversas atrações culturais, inclusive para crianças, além de serviços de saúde e orientação odontológica, viabilizados por meio de parceria com o SESI.
O Ação Justiça acontece no Centro Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios em Brasília, próximo à Rodoviária.
EH