Ministra Cármen Lúcia dá posse aos novos diretor-geral e secretária-geral do STF

13/09/2016 16:30 - Atualizado há 8 meses atrás

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, deu posse na tarde desta terça-feira (13), no Gabinete da Presidência, ao novo diretor-geral, Eduardo Silva Toledo, e à nova secretária-geral da Presidência do STF, a juíza Andremara dos Santos. Na cerimônia, que contou com a presença do ministro aposentado Sepúlveda Pertence, a ministra agradeceu a colaboração dos gestores e afirmou que serão dias de trabalho intenso em benefício da sociedade.

“Temos um débito com a sociedade e podemos sim servir bem ao cidadão brasileiro, que é nosso objetivo aqui”, disse a presidente ao assinar o termo de posse dos colaboradores. Ela afirmou que hoje, primeiro dia de sua gestão, “é o início do final do mandato, e já estamos atrasados para começar a implementar os programas”. Ressaltou, ainda, o compromisso com os princípios constitucionais atribuído a toda a equipe.

Diretor-geral
Servidor de carreira do Supremo Tribunal Federal desde 2002, Eduardo Toledo é graduado em Direito pela Universidade Católica de Goiás, com especialização em Direito do Estado pela Universidade Cândido Mendes. No STF, trabalhou na Seção de Compras e nos gabinetes dos ministros Sepúlveda Pertence e Cármen Lúcia. Também foi membro da comissão responsável pela elaboração da resolução que instituiu o meio eletrônico de tramitação de processos judiciais, comunicação de atos e transmissão de peças processuais no STF (Resolução 344/2007).

Atuou ainda na advocacia privada e foi instrutor no STF habilitado para cursos sobre Direito Processual Civil, com maior ênfase em recurso extraordinário e Regimento Interno.

Secretária-geral da Presidência
Andremara dos Santos é juíza de carreira e construiu sua vida profissional e acadêmica com atenção especial para causas sociais, como direito das crianças, dos encarcerados e das mulheres. Desde janeiro, atuava como juíza instrutora no gabinete da ministra Cármen Lúcia.

Formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia, com mestrados em Segurança Pública, Justiça e Cidadania e em Direito Econômico pela mesma universidade, Andremara tem especialização em Segurança Pública e em Direito Processual. Até chegar ao STF, a magistrada atuava como auxiliar da Corregedoria das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e foi juíza titular da 2ª Vara de Execuções Penais de Salvador.

AR/EH

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.