Ministra arquiva pedido de suspensão do sistema de cotas no vestibular da UFSC

25/01/2008 19:15 - Atualizado há 12 meses atrás

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, arquivou (negou seguimento) o Mandado de Segurança (MS 27121) impetrado pelo Sindicato das Escolas Particulares do Estado de Santa Catarina (Sinepe) contra decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que manteve válida resolução da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), dando aos alunos de escolas públicas, negros e descendentes de índios preferência nas vagas do vestibular de 2008, conhecido como “sistema de cotas”.

De acordo com a ministra, o STF não é competente para julgar mandado de segurança contra atos do TRF. “O órgão apontado como coator [TRF-4] não está incluído no rol taxativo do art. 102, I, d, da Constituição da República, motivo por que falta a esta Corte competência para apreciar o presente writ [o mandado de segurança]”, afirmou a ministra.

EH

Leia mais:

25/01/08 – Sindicato catarinense pede a suspensão do sistema de cotas no vestibular 2008 da UFSC

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.