Mensalão mineiro: ministro Joaquim Barbosa encaminha agravo para análise pelo Plenário (atualizada em 15/09, às 17h)

O ministro Joaquim Barbosa, relator do Inquérito (Inq) 2280, que apura fatos relacionados ao mensalão mineiro, já concluiu a análise da matéria. O ministro apresentou o processo em mesa para julgamento, mas ainda não há data prevista para apreciação do processo pelo Plenário.

14/09/2009 17:20 - Atualizado há 9 meses atrás

O ministro Joaquim Barbosa, relator do Inquérito (Inq) 2280 que apura fatos relacionados ao mensalão mineiro, levará recurso (agravo regimental) sobre o caso, para análise do Plenário. Conforme o andamento processual do site do Supremo Tribunal Federal, o ministro apresentou o processo em mesa para julgamento, devendo entrar em breve na pauta.

Em maio deste ano, o relator decidiu desmembrar o inquérito. Com a decisão, apenas o senador Eduardo Azeredo (PSDB/MG) será investigado no STF, cabendo à Justiça Federal em MG analisar o processo quanto a Marcos Valério e outros investigados. O recurso, apresentado pelo acusado Walfrido dos Mares Guia, contesta o desmembramento.

O inquérito investiga a suposta prática dos crimes de peculato e lavagem de dinheiro, durante a campanha para a reeleição de Eduardo Azeredo ao governo de Minas Gerais. Caso a denúncia contra o senador seja aceita, ela passará a figurar como réu em ação penal no STF, oportunidade na qual poderá exercer seus direitos constitucionais de ampla defesa e contraditório.

Obs: A notícia foi atualizada em 15/09/2009 para incluir a informação de que apenas o agravo seria levado ao Plenário, inicialmente, e não todo o processo. 

EC/LF

Leia mais:

14/05/09 – Mensalão mineiro: Senador será investigado no STF, Marcos Valério e outros investigados, na Justiça Federal em MG

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.