Medidas de urgência processual em debate na Rádio Justiça nesta quarta-feira

22/01/2008 18:40 - Atualizado há 12 meses atrás

A tutela antecipada e a medida cautelar, duas medidas de urgência adotadas para o desenvolvimento do processo, são tema do “Revista Justiça”. Na tutela antecipada, a pessoa obtém algo antes do julgamento por falta de condições de esperar a sentença. Por exemplo: acidentado precisa fazer uma cirurgia urgente, mas o plano de saúde não autoriza. A Justiça pode conceder o direito à operação antes do fim do processo. Na medida cautelar, a intenção é garantir o objeto da ação. Se duas pessoas, por exemplo, disputam a propriedade de um imóvel, a Justiça pode conceder a posse a um terceiro para que, no fim do processo, o bem esteja intacto. Para debater o tema, Pedro Beltrão e Miguelzinho Martins entrevistam o juiz Ari Ferreira de Queiroz, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Goiânia (GO), e os advogados Alexandre Jamal Batista e Luiz Guilherme Marinoni. O “Revista Justiça” começa às 11h.

Cursos gratuitos para profissionais de segurança pública é destaque do “Hora Legal”

O Ministério da Justiça está oferecendo a policiais federais, rodoviários, civis, militares, bombeiros, agentes penitenciários e guardas municipais cursos gratuitos a distância. São 45 mil vagas distribuídas entre 19 disciplinas na área de segurança pública. O objetivo é melhorar a formação e valorizar os profissionais da segurança pública. Sobre o tema, Márcia Dias entrevista, a partir das 7h, a coordenadora geral de ensino em segurança pública do Ministério da Justiça, Juliana Barroso. Ainda no “Hora Legal”, uma entrevista com o juiz Gersino Donizete do Prado, indicado para o Prêmio Nobel da Paz pelo ato de sair do fórum antes de dar parecer sobre a situação de 502 famílias carentes. O juiz atua na 7ª Vara Cível de São Paulo e a indicação para o prêmio partiu da Central de Atendimento aos Moradores e Mutuários do Estado de São Paulo (Cammesp). 

Radioagência Justiça

A Rádio Justiça produz boletins diários com as principais notícias do país e, especialmente, do Judiciário. Os jornais são transmitidos às 8h, 12h, 18h30 e 22h30. Para receber os boletins, emissoras interessadas precisam apenas fazer um cadastro pelo site www.radiojustica.gov.br.  

Trilha sonora de Tieta do Agreste na 104,7

CineMúsica” apresenta, às 21h, a trilha sonora do filme Tieta do Agreste, de Cacá Diegues. A produção foi inspirada na obra homônima de Jorge Amado e conta com músicas de Caetano Veloso. O escritor João Ubaldo Ribeiro participou da elaboração do roteiro.

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 mHz, em Brasília, por satélite ou pelo site www.radiojustica.gov.br.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.