Médico diz que anencéfalos podem ter consciência e pede mais pesquisas

26/08/2008 11:00 - Atualizado há 12 meses atrás

Representante da Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família, o médico Rodolfo Acatauassú Nunes disse há pouco na audiência pública sobre interrupção da gravidez de anencéfalos que a medicina ainda precisa avançar na pesquisa sobre o nível de consciência das crianças nascidas com deformações severas no cérebro antes de serem definidas políticas sobre a interrupção da gravidez.

Ele citou que uma menina brasileira sobreviveu 18 meses e, durante esse tempo, conseguiu interagir com a sua família. Ele disse que ela chorava quando a mãe a deixava, e o pai a levava com ele para cavalgar. “A anencefalia não é o mesmo que morte encefálica, porque uma pessoa que respira sozinha e que é amamentada pela mãe sem precisar de aparelhos está viva”, descreveu. “Existem muitas reações desses bebês que não se explicam, por isso é necessária a cautela”, advertiu.

Rodolfo defendeu que, antes de se decidir pela interrupção da vida, estudos devem ser feitos para determinar o real estado de consciência dessas crianças. “Não é honesto cientificamente dizer que existe ou não a essa presença de consciência”, ressaltou ele, que é professor adjunto do Departamento de Cirurgia Geral da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Durante a palestra, o médico disse que há níveis diferentes da falta do cérebro, desde a ausência completa até a falta de algumas partes do encéfalo. “O cérebro pode estar completamente ausente ou pode ter resquícios. A doença é letal e não há cura para ela, mas também não se trata de um tudo-ou-nada”, afirmou. De acordo com ele, há crianças com parte do encéfalo, mas não o suficiente para que seja considerada uma formação completa.

“Não é verdade que todos morrem logo após o parto, muitos bebês vivem por meses ou mais de um ano”, frisou. Rodolfo acredita que a introdução do ácido fólico na farinha diminuiu os casos de anencefalia e pode ter amenizado a doença em outros casos.

MG/EH

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.