Maurício Corrêa recebe visita do presidente da Ucrânia

21/10/2003 19:59 - Atualizado há 6 meses atrás

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Maurício Corrêa, recebeu na tarde de hoje (21/10), a visita do presidente da Ucrânia, Leonid Kutchma, e comitiva. Eles vieram conhecer o funcionamento do Poder Judiciário brasileiro. Pela manhã, o presidente ucraniano assinou atos de cooperação com o Brasil em solenidade na Presidência da República.


 


Durante a reunião com o presidente do STF, Leonid Kutchma falou sobre as dificuldades por que passa o seu país na área de organização do Estado. “Viajamos muito pelo mundo e já temos modelos bons. Queremos, através desses exemplos, fazer o nosso modelo de Judiciário e isso requer um certo tempo”, afirmou. O presidente ucraniano ressaltando também que até o momento não foi criado um sistema estável de Justiça na Ucrânia.


 


A privatização foi um dos temas abordados no encontro. O presidente do STF lembrou que o Brasil sofreu um processo de privatização e que as opiniões dos brasileiros sobre o assunto são divididas.


 


Ao se referir à visita do presidente da Corte Suprema da Ucrânia, Vassyl Maliarenako, ao STF, na semana passada, Kutchma afirmou: “Nossos representantes tiveram boas lições aqui no Supremo Tribunal Federal”. Nesta ocasião, as Cortes Supremas do Brasil e da Ucrânia assinaram documento de integração, com o objetivo de promover um intercâmbio de informações e experiências entre as Justiças dos dois países.


 


O ministro Maurício Corrêa falou sobre o procedimento dos Juizados Especiais Federais que, desde a sua implantação, tem diminuído o tempo de tramitação dos processos. Corrêa também lembrou que os representantes da Corte Suprema ucraniana se interessaram pelo sistema brasileiro de voto eletrônico ao verem, na semana passada, o funcionamento da urna eletrônica à convite da ministra Ellen Gracie. “Atualmente, podemos saber o resultado das eleições no mesmo dia em que elas acontecem”, ressaltou o presidente do STF.


 


Estavam presentes na audiência os ministros Carlos Velloso, Ellen Gracie, Joaquim Barbosa, Gilmar Mendes, Sepúlveda Pertence, Carlos Britto, vice-procurador geral da República, Antônio de Souza e o embaixador da Ucrânia no Brasil.


 



Maurício Corrêa e ministros do STF recebem presidente da Ucrânia e comitiva (cópia em alta resolução)


 


 


 


#EC/CG//AM

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.