Maurício Corrêa inaugura amanhã a Rádio Justiça

04/05/2004 21:12 - Atualizado há 6 meses atrás

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Maurício Corrêa, inaugura amanhã (5/5), às 18h30, a Rádio Justiça. Coordenada pelo STF, a Rádio foi criada para difundir informações de toda a Justiça brasileira, bem como as ações do Ministério Público, Defensoria Pública e Advocacia em todos os níveis e esferas – estadual, federal e especializada.


 A Rádio será administrada e operada por uma equipe da Radiobrás formada por jornalistas, produtores, editores, redatores e operadores de áudio. A Radiobrás é uma empresa de comunicação do Poder Executivo responsável pela Rádio Nacional Brasília, AM e FM, Rádio Nacional do Rio de Janeiro AM, e Rádio Nacional da Amazônia.


Os ouvintes poderão ouvir a Rádio Justiça sintonizando a freqüência 91.1 FM, em Brasília ou pela radio web, via internet –    www.radiojustica.gov.br –  ou via satélite, pelo Brasil SAT B3, transponder 9B, freqüência 4059,91 KHZ.  


Um dos destaques da programação é o Notícia Justiça, nome do jornal diário que vai ao ar de 7h30 às 9h. Apresentado pelos âncoras Daniel Yamanaka e Marcelo Ferreira, o programa traz um panorama das principais decisões do meio jurídico do dia anterior e divulga o que vai ser notícia no dia que se segue. Além de contar com a participação das assessorias de imprensa dos diversos órgãos ligados ao Poder Judiciário, o programa abre espaço para a análise feita por autoridades judiciárias.


A partir das 9h, entra no ar o Revista Justiça, programa de entrevistas que explica decisões judiciais. Sua característica principal é a interação com o público ouvinte, prestando esclarecimentos sobre a rotina da Justiça e as leis que fazem parte do dia-a-dia do cidadão. A apresentação é de Andhrea Tavares e de Pedro Beltrão, que permanecem com o ouvinte até às 12h. Durante a madrugada, a programação da Rádio reúne música popular brasileira e boletins informativos do Judiciário.


Assim como na TV Justiça, a grade de programação da Rádio Justiça é aberta às participações. A emissora já tem entre seus colaboradores o Superior Tribunal de Justiça; a Procuradoria Geral da República; o tribunal Superior do Trabalho; o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios; a Associação dos Notários e Registradores; a Associação dos Magistrados do RJ; a Associação dos Juízes Federais do Brasil; a Procuradoria Geral da República; o Tribunal de Alçada de São Paulo e o Tribunal de Justiça de Rondônia.


A emissora também conta com a parceria de outros órgãos do Judiciário que enviam boletins noticiosos. Alguns já participam desde agosto de 2003, data em que se concretizou a idéia da Rádio por meio do programa semanal Radio Justiça em Revista, transmitido pelas emissoras da Radiobrás todas às sexta-feira, de 10h às 11h. 


Foram investidos pelo STF R$ 220 mil em equipamentos para a Rádio Justiça.


Seminário


Será realizado amanhã o 1º Seminário da Rádio Justiça, no período de 8h30 às 12h da manhã, para os diversos órgãos do Poder Judiciário. Com o tema “O radiojornalismo público e a Justiça”, o objetivo do seminário é expor o projeto editorial da Rádio e explicar como participar da grade de programação da emissora.


O primeiro painel, sobre o histórico, o projeto editorial e os objetivos da Rádio, será conduzido pelo assessor-chefe de Imprensa do STF, Renato Parente. Em seguida, o diretor de jornalismo da Radiobrás, José Roberto Barbosa Garcez, e o âncora Walter Lima apresentam o painel sobre a operação e a produção da Rádio. Por último, o presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci, o jornalista Eduardo Castro da Rádio Bandeirantes e o radialista e advogado José Carlos Cataldi, que debaterão durante o o painel “Radiojornalismo e Justiça”.


#EC/RR//SS

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.