Maurício Corrêa despede-se da 2a Turma
O ministro Maurício Corrêa, que na próxima quinta-feira (5/6) assume a presidência do Supremo Tribunal Federal, participou hoje pela última vez como juiz da Segunda Turma do STF. Ao final da sessão, o presidente da Turma, ministro Celso de Mello, lamentou a saída do ministro Maurício Corrêa, “presença sempre tão amável, honrosa e importante”. Agora, salientou o ministro Celso de Mello, “o ministro se prepara para o grande desafio e para a honra inexcedível de exercer a presidência da Suprema Corte do Brasil”.
O ministro Celso lembrou que Maurício Corrêa foi nomeado para o STF em 27 de outubro de 1994, empossado em 15 de dezembro de 1994 e participou de sua primeira sessão na Segunda Turma em 3 de fevereiro de 1995.
Celso de Mello lembrou também que, desde o Império, Maurício Corrêa é o 275º ministro do STF sendo, na República, o 151º juiz da Casa. O ministro ocupa a cadeira nº 11 que teve como antigo titular o ministro Sayão Lobato, visconde de Sabará, em Minas Gerais, último presidente do Supremo Tribunal de Justiça do regime monárquico.
“Também dignificaram a cadeira nº11 ministros como Sebastião de Lacerda, Bento de Faria, Edgar Costa, Antônio Villas-Boas, Djaci Falcão e Paulo Brossard”, afirmou o ministro Celso de Mello.
O presidente da Segunda Turma fez questão de destacar a competência profissional, dignidade pessoal e funcional “e o sentido de irrecusável independência com o ministro sempre exerceu as suas funções no STF, prestando ao Brasil e ao seu povo uma relevante e inestimável contribuição”.
O subprocurador-geral da República, Haroldo Ferraz da Nóbrega, em nome do Ministério Público, disse que o exercício do cargo de presidente do STF pelo ministro Maurício Corrêa “vai colaborar eficazmente para que dentro do princípio da independência e harmonia dos poderes o país supere os graves problemas que o afligem, especialmente de segurança pública e de finanças públicas”.
Ao agradecer a homenagem, o ministro Maurício Corrêa disse que durante todo o tempo em que participou como juiz do STF, procurou ser ágil e está feliz por deixar seu gabinete “quase zerado” de processos para serem julgados. “Não terminei todos porque alguns chegaram agora”, afirmou.
Maurício Corrêa: última sessão na 2ª Turma (cópia em alta resolução)
Ministro Maurício Corrêa recebe cumprimentos de Celso de Mello (cópia em alta resolução)
#BB/JY//AM