Marco Aurélio recebe jornalista que escreveu livro sobre liminares no STF

23/10/2001 18:55 - Atualizado há 4 meses atrás

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Marco Aurélio, recebeu hoje (23/10) o jornalista Ariosto Teixeira. Durante o encontro, o ministro foi convidado para o lançamento do livro “Decisão Liminar: A Judicialização da Política no Brasil”, tese de Mestrado defendida por Teixeira na Universidade de Brasília. O livro é um estudo do comportamento do STF na democracia brasileira ao julgar as Ações Diretas de Constitucionalidade (ADIs).


“Eu verifiquei que o STF prefere antes decidir por liminares a decidir por mérito, em razão da grande demanda de processos e pela satisfação das partes com a decisão. Com isso, a liminar passa a ser politicamente uma decisão final”, disse Teixeira. 


Marco Aurélio ainda recebeu a visita do presidente da Associação dos Magistrados da Bahia, desembargador João Pinheiro de Souza, que compareceu em visita de cortesia. Ambos estarão presentes no XVII Congresso Brasileiro de Magistrados em Natal/RN com o tema “O Papel Político da Justiça e a Dimensão Social do Juiz”, que terá início amanhã.  

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.