Marco Aurélio fala a magistrados na TV Justiça
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Marco Aurélio, afirmou hoje (24/3), em pronunciamento veiculado pela TV Justiça, que o assassinato de dois juízes em 15 dias é uma “tentativa de intimidação do poder Judiciário”. Segundo o ministro, “cabe ao Estado acordar, tomando providências nesse ponto”.
Confira, na íntegra, o pronunciamento do ministro:
“Quero endereçar aos magistrados em geral e às autoridades constituídas uma mensagem. Uma mensagem de confiança na ordem jurídica. A segurança pública é um dever do Estado; é direito e responsabilidade de todos e devemos ter os nossos olhos voltados ao estágio atual.
Estarrece que, em um espaço de tempo de 15 dias, tenhamos nos confrontado com dois episódios lamentáveis. Dois episódios reveladores de verdadeira execução, de integrantes da magistratura nacional.
É difícil conceber que cumprir a lei, e fazê-la cumprida, resulte em risco de vida. A tentativa é de intimidação do Poder Judiciário e cabe ao Estado reagir, cabe ao Estado acordar, tomando providências nesse ponto. Providências imediatas quanto à integridade física dos membros do Ministério Público e de senhores juízes, e também, quanto à repressão ao crime.
Estou endereçando aos governadores dos estados, ofício, pedindo providências, e pedindo providências para o bom funcionamento do Poder Judiciário”.
#BB/EC//AM