Marco Aurélio envia mensagem a brasileira eleita para o Tribunal Penal Internacional
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Marco Aurélio, enviou mensagem à juíza federal Sylvia Steiner, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, cumprimentando-a pela recente eleição para o Tribunal Penal Internacional (TPI).
O TPI será a única corte internacional permanente com competência para julgar acusados de crimes de guerra e contra a humanidade.
Participam da escolha dos 18 juízes que comporão o TPI os 85 países signatários do Estatuto de Roma. A previsão é de que hoje se encerre a eleição. São 43 candidatos concorrendo às 18 vagas do Tribunal, das quais três são destinadas à América Latina.
Os juízes do TPI tomarão posse em 11 de março, em Haia (Holanda), onde o tribunal será instalado.
Leia a íntegra da mensagem do presidente do STF:
Caríssima Dra. Sylvia Steiner,
É com imensa alegria que a cumprimento pela honrosa eleição para integrar o Tribunal Penal Internacional, demonstração inequívoca do elevado nível alcançado pela magistratura nacional. Ufana-se o País pela ventura de filha tão ilustre, a evidenciar para o mundo a extraordinária capacidade da mulher brasileira. Torcemos todos pelo êxito de uma representante por demais competente, esperando que o exemplo de dignidade e preparo frutifique imediata e abundantemente, de modo a conseguirmos no menor espaço de tempo possível – e de maneira definitiva – o Brasil justo e igualitário que tanto almejamos.
Atenciosamente,
Marco Aurélio
#RP/SD//RP
Presidente do STF: congratulações à magistrada (cópia em alta resolução)