Marco Aurélio deixa 2ª Turma e é elogiado por Néri da Silveira
O presidente da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal, ministro Néri da Silveira, ao encerrar os trabalhos de hoje (29/05) assinalou ser a última sessão em que atuava, como integrante, o ministro Marco Aurélio. É que ele estará assumindo depois de amanhã, quinta-feira,, às 16 horas, a presidência do STF.
Ao destacar a atuação brilhante do ministro Marco Aurélio, o ministro Néri, em nome da 2ª Turma, apresentou votos de pleno sucesso no desempenho das novas funções.
O representante do Ministério Publico, João Batista de Almeida, também se manifestou, elogiando a atuação do ministro Marco Aurélio e desejando boa sorte e amplo sucesso.
Agradecendo, o ministro Marco Aurélio lembrou que tomou posse no Supremo Tribunal Federal quando o ministro Néri da Silveira exercia a presidência da Corte. Salientou que, na 2ª Turma, sempre procurou, juntamente com seus pares, contribuir com os julgamentos. Para ele, essa contribuição decorre de sua formação humanística e profissional.
“Costumo repetir sempre que o verdadeiro equilíbrio é decorrente do somatório de forças distintas.” Lembrando o pensamento do ministro Luiz Gallotti, o presidente eleito do STF acrescentou ser ” muito importante, até mesmo em um acórdão, uma outra ótica sobre a controvérsia”.
O ministro acrescentou que mesmo vencido nas matérias, sempre procurou evoluir, principalmente “quando demonstrado assistir maior razão à tese inicialmente repudiada.”