Marco Aurélio apela por celeridade na sabatina de indicados para o Supremo
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Marco Aurélio, fez um apelo hoje (8/5) ao Senado Federal para que se pronuncie o mais rápido possível quanto aos nomes indicados ao STF. Marco Aurélio espera contar com a composição completa do tribunal, com seus 11 integrantes, ainda no mês de junho.
No início da noite de hoje, o ministro Marco Aurélio conversou por telefone com o presidente do Senado, José Sarney, que se comprometeu a agilizar a tramitação naquela Casa dos nomes indicados. Sarney ainda informou que as sabatinas poderão começar na próxima semana.
Segundo Marco Aurélio, o quorum reduzido vem trazendo transtornos ao julgamento dos processos pelo Plenário. “Receei não ter processos para apreciar no início da sessão de hoje (8/5), mas pinçamos alguns processos, inclusive recebemos papeletas dos gabinetes via computação, e julgamos esses processos quando passamos a ter quorum mínimo constitucional para o julgamento das ADIs”, salientou o presidente.
As aposentadorias compulsórias dos ministros Moreira Alves, Sydney Sanches e Ilmar Galvão vêm afetando o julgamento das ações não só pelo Plenário, mas também pela 1ª Turma. Os três eram integrantes da 1ª Turma, que atualmente ficou reduzida às presenças dos ministros Sepúlveda Pertence e Ellen Gracie.
Com o quorum comprometido na Turma, o ministro Pertence já anunciou que na próxima terça-feira, dia 13, não haverá sessão.
Marco Aurélio em entrevista ao final da sessão plenária (cópia em alta resolução)
#AMG/JB//AM