Mantida desapropriação de fazenda na Paraíba
Por decisão do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), está mantido o decreto presidencial que declarou área da fazenda Tambauzinho, na Paraíba, como de interesse social para fins de reforma agrária. O ministro indeferiu o pedido de liminar em Mandado de Segurança (MS) 26192, impetrado pelo agropecuarista Paulo Roberto Coutinho, que tentava impedir a desapropriação da área.
O proprietário do imóvel alegou que as terras são produtivas e que estão cadastradas no Incra como média propriedade rural, o que impediria a desapropriação para reforma agrária.
A área foi escolhida para a fixação de uma colônia de povoamento agrícola. O governo da Paraíba decretou a desapropriação, mas o Tribunal de Justiça do estado suspendeu o ato do governador, quando veio então o decreto presidencial determinando a destinação da área para fins de reforma agrária.
O ministro Joaquim Barbosa observou que “não procederia a alegação de que o decreto presidencial ofende a decisão judicial, pois a autoridade impetrada [o presidente da República] não se submete, ordinariamente, à jurisdição estadual”. Ao negar a liminar, o ministro afirmou que o momento mais adequado para a discussão de tais questões é na análise do mérito do mandado de segurança.
AR/RR
Leia mais:
13/10/06 – Proprietário de terras questiona desapropriação de média propriedade rural