Mais de mil convidados já confirmaram presença na posse do ministro Dias Toffoli
Mais de mil convidados já confirmaram presença na Sessão Solene de posse do ministro José Antonio Dias Toffoli a ser realizada nesta sexta-feira (23), às 17h, no Supremo Tribunal Federal. Foram enviados cerca de três mil convites. Entre as autoridades confirmadas estão o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o procurador-geral da República Roberto Gurgel, parlamentares, presidentes de tribunais superiores, governadores e ministros de Estado, além de representantes da magistratura e entidades de classe. Será uma cerimônia rápida, pois não haverá discursos.
No Plenário, serão 370 assentos. Haverá outros 700 lugares nos salões do edifício-sede do STF, onde já foram instalados telões. A solenidade será aberta pelo presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, e em seguida será executado o Hino Nacional. Na sequência da solenidade, o decano da Corte, ministro Celso de Mello, e a ministra mais nova, Cármen Lúcia Antunes Rocha, conduzirão Dias Toffoli ao plenário, onde prestará compromisso e assinará o termo de posse.
Após formalmente empossado, o presidente do STF convidará o novo ministro a ocupar o seu lugar na bancada, para onde será novamente conduzido pelos ministros Celso de Mello e Cármen Lúcia. Encerrada a solenidade, os convidados deverão permanecer em seus lugares até a saída do presidente Lula. O ministro Dias Toffoli e seus familiares receberão os cumprimentos no Salão Branco.
A cerimônia de posse será transmitida ao vivo pela TV Justiça (canal 53-UHF, em Brasília; SKY, canal 117) e pela Rádio Justiça (104.7 FM, em Brasília), inclusive pela Internet. Outra maneira de acompanhar a sessão é por meio do Portal de Notícias do STF, alimentado com matérias jornalísticas pela Assessoria de Imprensa da Corte.
VP/EH