Mais de 500 convidados são esperados para a cerimônia de abertura do Ano Judiciário
O Ano Judiciário de 2006 será aberto nesta quarta-feira (1º/2) com sessão solene, a partir das 10h, no Plenário da Suprema Corte. Estão confirmadas as presenças dos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva; da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, e do Congresso Nacional, Renan Calheiros. A Mesa de Honra da cerimônia terá também a presença do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza.
Assistirão à cerimônia o vice-presidente da República, José Alencar; os presidentes dos Tribunais Superiores e demais representantes da magistratura. Também confirmaram presença o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, e o advogado-geral da União, Álvaro Augusto Ribeiro Costa.
Para a segurança e conforto dos 500 convidados e autoridades que estão sendo esperados será isolado o estacionamento em frente ao Panteão da Pátria; o trânsito na pista entre o Edifício-sede e o Anexo I do STF terá o sentido invertido. Dentre os procedimentos a serem adotados para a cerimônia há o reforço na vigilância e a presença da Brigada de Incêndio e de uma ambulância do Tribunal.
A solenidade será aberta pelo presidente da Suprema Corte, ministro Nelson Jobim, que fará o discurso para declarar o início dos trabalhos no Poder Judiciário. Em seguida discursarão os presidentes da Câmara, do Congresso e da República. Após a cerimônia haverá uma breve confraternização no Salão Branco do Tribunal.
A primeira sessão de julgamentos do plenário está marcada para quinta-feira (2/2), às 14h. Já as duas turmas do Supremo retomarão os trabalhos na próxima terça-feira (7/2).
AR/EH