Livro de estudos em homenagem à ministra Rosa Weber é lançado no STF
A obra “Diálogos entre o Direito do Trabalho e o Direito Constitucional – Estudos em Homenagem a Rosa Maria Weber” foi lançada na noite desta quarta-feira (4), na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, do Supremo Tribunal Federal (STF). Sob a coordenação de Ana de Oliveira Frazão, Ingo Wolfgang Sarlet e do ministro do Tribunal Superior do Trabalho Luiz Phillipe Vieira de Mello Filho, a obra abrange 24 trabalhos.
Na abertura do evento, o ministro Gilmar Mendes rememorou os 25 anos da Constituição Federal, “cujo braço forte vem a ser o vasto catálogo de direitos fundamentais de imediato e direto impacto na proteção aos direitos do trabalhador”. Mendes enalteceu a atuação da ministra Rosa Weber na Justiça do Trabalho e ressaltou o apreço da homenageada pela Suprema Corte e pela justiça como valor maior. “Saber ouvir, essa aptidão intrínseca a um temperamento notoriamente urbano e cordial, também lhe confirmam a vocação incondicional à magistratura. O contributo da ministra Rosa Weber ao fortalecimento do papel institucional da Suprema Corte brasileira tem se mostrado, sobre todos os aspectos, inestimável. Daí o valioso ensejo de homenageá-la com estes Diálogos”, elogiou.
A ministra Rosa Weber que, ao longo de três décadas percorreu toda a carreira da magistratura do trabalho, agradeceu aos presentes pela homenagem e ressaltou a importância do direito do trabalho. “Esta obra se debruça sobre o ramo do direito que eu mais amo, que é o direito do trabalho, o qual tem no seu centro, como pedra fundante, a pessoa do trabalhador”, pontuou. Para a ministra, o livro é importante “para que todos nós reflitamos sobre a real natureza do Direito do Trabalho, sobre a sua importância, sobre a sua verticalização nesses diálogos com o direito constitucional”.
DP/EH