Livraria do Supremo completou 10 anos em 2018
Publicação mais vendida no período foi “A Constituição e o Supremo”, atualmente na 6ª edição. A Livraria já comercializou aproximadamente 47 mil livros impressos e, desde junho de 2017, mais de 80 mil livros digitais foram baixados.
Instituição social com a missão de divulgar a jurisprudência da Suprema Corte, ampliando o acesso aos cidadãos, a Livraria do Supremo completou 10 anos em 2018. Em comemoração à data, uma exposição no Espaço Cultural Ministro Menezes Direito, do STF, fala sobre a criação da área, as etapas de produção e o conteúdo das obras, além de divulgar as publicações eletrônicas e os números de livros vendidos e doados.
Diversos exemplares disponíveis na loja física, localizada no Anexo II-B do STF, bem como no site do STF trazem decisões e dados históricos do STF. As obras impressas são vendidas a preço de custo, unicamente para cobrir os gastos com impressão, e os pagamentos são feitos por Guia de Recolhimento da União (GRU), depositados diretamente na conta do Tesouro Nacional. As publicações também podem ser acessadas em versões eletrônicas gratuitas.
O livro mais vendido é “A Constituição e o Supremo”, que já está na sexta edição. Em seguida, estão os informativos com decisões mais recentes do STF e o livro de “Memória Jurisprudência”, que trata das decisões históricas da Corte. A primeira publicação comercializada foi a Revista Trimestral de Jurisprudência (RTJ) e, posteriormente, o acervo passou a contar com obras como as Coletâneas de Jurisprudência (Direitos Humanos, Direito Eleitoral, Direito Penal e Processual Penal), catálogos, livros comemorativos e edições especiais. Destacam-se a publicação sobre os 30 anos da Constituição Federal, obras raras, processos históricos e obras direcionadas ao público infantil, como a “Cartilha do Poder Judiciário” e a “Turma da Mônica e o Supremo Tribunal Federal”.
Números
Desde a criação da Livraria do STF, mais de 70 mil exemplares foram doados para instituições públicas, bibliotecas universitárias e órgãos do Estado e do Poder Judiciário. Quase 47 mil livros impressos foram vendidos e, desde junho de 2017, mais de 80 mil livros digitais foram baixados. A Livraria tem mais de 13 mil clientes cadastrados, que recebem informativos, via e-mail, sobre os lançamentos disponíveis. Para receber informações sobre os novos produtos da Livraria, basta enviar mensagem para livraria.cdju@stf.jus.br.
Versão digital gratuita
Acompanhando os avanços tecnológicos e as mudanças nos hábitos de leituras, em 2016 a livraria passou a oferecer publicações em diversos formatos. Desde então, além de impressas, as obras passaram a ser disponibilizadas nas versões PDF, EPUB, MOBI e MP3 (audiolivro).
Os formatos eletrônicos dos livros possibilitam a busca de palavras no corpo do texto e aumentam ou reduzem o tamanho da fonte, além de oferecer maior facilidade de transporte e armazenamento. A versão digital das obras pode ser acessada para download gratuito.
Impressão sob demanda
Para os leitores que preferem folhear as páginas das obras, a Livraria recebe pedidos de impressão dos livros por encomenda. Algumas publicações, a exemplo da Constituição Federal de 1988, são atualizadas com frequência. Assim, a partir de uma solicitação, o livro é impresso e ainda pode ser personalizado com o nome do cliente, caso a compra tenha sido feita pela internet.
A Livraria também comercializa souvernirs do Tribunal. São Constituições de bolso, cartões postais, agendas, blocos de anotações, calendários, entre outros produtos.
EC/EH