Literatura jurídica em destaque a partir desta quarta na TV Justiça
A biblioteca pessoal do ministro Eros Grau, os principais lançamentos jurídicos da semana e entrevista com a autora Fabiana Costa (foto), que fala sobre como reduzir prisões ilegais e abusivas são destaques no programa Iluminuras.
Estréia nesta quarta-feira (13), na TV Justiça, o programa Iluminuras, sobre literatura jurídica. A primeira edição apresenta o sebo "Quiosque Cultural", que fica no Setor de Diversões Sul, em Brasília. Algumas raridades do Direito, como obras que não mais são editadas, mas que continuam influenciando o Direito, serão apresentadas pelo livreiro do local.
Entre as atrações do programa, o jornalista Rafael Braga conversa com a promotora de Justiça Fabiana Costa que escreveu um livro sobre flagrante e prisão provisória em casos de furto. Toda vez que um cidadão for preso porque cometeu um pequeno furto, ele necessariamente deve ser mantido no mesmo ambiente prisional que outros detentos perigosos? Segundo a autora, enquanto a legislação sobre o assunto não é alterada "existem outros mecanismos que, se adotados, podem fazer com que as prisões ilegais e abusivas sejam reduzidas.
De Hegel a Aristóteles. De Eça de Queirós a Guimarães Rosa. O Iluminuras mostra também quais são autores importantes do Direito e da literatura que não podem faltar na biblioteca do Ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal.
E tem mais: No quadro "Obras Raras" o destaque é um livro sobre as ordenações portuguesas que preservam até hoje os primeiros registros civis da História do Brasil.
Em "Leituras", graduandos de direito apresentam os autores e livros que servem de base para seus estudos. E uma seleção com alguns dos principais lançamentos jurídicos da semana.
Não perca! O Iluminuras será exibido nesta quarta-feira, às 22h, na TV Justiça.