Lideranças indígenas visitam o Supremo

Como parte das comemorações do Dia do Índio (19 de abril), o presidente do Supremo, ministro Nelson Jobim, recebeu o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, e 25 lideranças indígenas de diversas etnias, na manhã desta quarta-feira (20). Reunidos no Salão Branco, os índios agradeceram a decisão – tomada pelo plenário do Supremo, na quinta (14) – que extinguiu as ações contra a demarcação das terras da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.
Na audiência, os índios também falaram sobre a importância de novas demarcações de terras em áreas da Bahia e do Sul de Mato Grosso do Sul. Lázaro Kiriri, da etnia Kiriri Bahia, lembrou que os conflitos de terras envolvem não apenas grandes fazendeiros, mas também pequenos proprietários. Na mesma linha, Jobim disse que, na questão indígena, “há muitos parceiros para criar problemas e poucos para resolvê-los”. Para ele, “alguns não querem soluções, porque a existência dos problemas é sua condição de vida”, completou.
O presidente do Supremo relatou ainda sua experiência, como ministro da Justiça (1995-1997), no contato com várias etnias, e lembrou o legado do senador Severo Gomes, de São Paulo, na Constituição Federal de 1988. “Em 1987, quando chegamos a Brasília, acabei aprendendo com o Severo sobre a questão indígena; o texto que está na Constituição, as garantias, tudo foi obra dele, ajudado por Florestan Fernandes”, contou.
SI/EH
Jobim recebe índios no Supremo (cópia em alta resolução)