Lançado na biblioteca do STF o livro “Vencedor e Vencido”, do ministro Marco Aurélio

06/12/2006 21:00 - Atualizado há 12 meses atrás

Foi lançado nesta quarta-feira (6), na Biblioteca Victor Nunes Leal, do Supremo Tribunal Federal, o livro "Vencedor e Vencido" (Editora Forense), de autoria do ministro Marco Aurélio.

O livro traz notas, pronunciamentos, votos e acórdãos do ministro no STF. Retrato do direito aplicado na mais alta Corte do Brasil, a obra desperta o interesse da comunidade jurídica nacional, acadêmicos e autoridades. Serve de referência para aqueles que pretendem depurar com sobriedade o arquétipo da missão do Supremo Tribunal Federal.

Presente no lançamento do livro, o ex-ministro e professor Walter Costa Porto disse que, ao trabalhar com o ministro Marco Aurélio no Tribunal Superior Eleitoral, pôde acompanhar a conduta e o modo do ministro. “Ele gosta de  combater. Certa vez, no TSE, fazendo uma saudação a ele, eu lembrei a palavra do apóstolo Paulo: ‘Combati o meu combate, completei a jornada, e guardei a fé’. Eu disse então que ele tinha combatido sempre um bom combate. Estava, ainda, em meio a sua jornada, mas colocou nos outros a fé na Justiça”, disse Costa Porto.

Para o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luiz Fux, o livro é um grande lançamento, na medida em que o ministro Marco Aurélio tem posições inovadoras e independentes. Sobre as vezes em que o ministro foi vencido por unanimidade, Fux disse: “Se ele, isoladamente, entende que aplicou o melhor direito, ele deve se manter na posição dele, ainda que isolado”.

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, ao se referir ao “Vencido”, do título, disse que assistiu a uma conferência do ministro Marco Aurélio em que ele dizia que o voto vencido de hoje será o voto vencedor de amanhã. “Apesar de Marco Aurélio ter perdido várias vezes, em muitas teses, está ocorrendo agora, com a renovação majoritária do Tribunal, uma mudança. Muitas teses que eram vencidas agora estão prevalecendo”, completou.

Segundo Getúlio Américo Lopes, reitor do Centro Universitário de Brasília, a postura íntegra e independente de Marco Aurélio o tornou um dos maiores ministros que o Brasil já teve e que a derrota faz parte da magistratura.

LP/EH


Ministro recebe os cumprimentos de José Sarney, presente no lançamento do livro (cópia em alta resolução)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.