Justiça Federal envia ao Supremo inquérito contra deputado Eurico Miranda
A Justiça Federal no Rio de Janeiro enviou hoje (04/07) ao STF inquérito (INQ-1760), aberto pelo Ministério Público Federal no estado, contra o deputado federal e presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama, Eurico Miranda, por supostos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional previstos no artigo 22 da Lei 7492/86. Este dispositivo da lei diz respeito à remessa de divisas ao exterior sem autorização e à manutenção de depósitos não declarados fora do país.
Segundo o Ministério Público Federal no estado do Rio de Janeiro, o parlamentar estaria envolvido com remessa ilegal de dinheiro para o exterior decorrente das negociações da venda do passe do jogador José Roberto Gama de Oliveira, o Bebeto, para o clube espanhol La Coruña. Consta no inquérito que o clube carioca teria recebido US$ 1.250.000 pela venda do jogador brasileiro ao futebol espanhol.
O Ministério Público Federal também solicitou ao STF a inclusão nos autos do inquérito de uma fita cassete na qual estaria gravada conversa telefônica sobre a negociação em torno da venda do jogador.