Jornalistas devem se credenciar para posse de Luiz Edson Fachin no STF
Profissionais de imprensa que participarão da cobertura da posse de Luiz Edson Fachin como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) devem solicitar o credenciamento à Secretaria de Comunicação Social do STF até o dia 12 de junho.
A solenidade está marcada para o dia 16 de junho, às 16h, no Plenário do Supremo. A cerimônia de posse de ministro do STF ocorre tradicionalmente em sessão solene que se inicia com a execução do Hino Nacional e a condução do novo ministro ao plenário pelo decano da Corte e o ministro mais recente no Tribunal, respectivamente os ministros Celso de Mello e Luís Roberto Barroso.
Em seguida, o diretor-geral do STF faz a leitura do termo de posse e o novo ministro presta compromisso como integrante da Suprema Corte, assina o termo e o livro de posse. Para a cerimônia, são convidadas autoridades dos Três Poderes da República, de entidades representativas da sociedade, familiares e amigos do empossado.
Credenciamento
O credenciamento deve ser solicitado até as 19h do dia 12 de junho, por meio do envio à Secretaria de Comunicação Social do formulário de cadastro e de fotografia 3×4, em formato digital, do profissional a ser credenciado para o endereço eletrônico imprensa.stf@gmail.com.
Serão concedidas até três credenciais por veículo. Para os veículos impressos, haverá uma credencial para repórter e até duas para fotógrafo; para veículo de TV, uma credencial para repórter, uma para cinegrafista e uma para iluminador. Para empresas de rádio, haverá apenas uma credencial disponível.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3217-4480.
Cobertura
O acesso ao Plenário do STF para acompanhar a cerimônia de posse é permitido a um fotógrafo por veículo. As equipes de TV terão acesso apenas ao Salão Branco, local dos cumprimentos, pois as imagens do Plenário são cedidas pela TV Justiça, em sinal disponível a todas as emissoras.
Demais repórteres credenciados poderão ter acesso ao Salão Branco, no momento dos cumprimentos. Será montado um espaço com telão para os jornalistas credenciados.
A cerimônia será transmitida em tempo real pela TV Justiça (canal 53-UHF, em Brasília; SKY, canal 117) e pela Rádio Justiça (104.7 FM, em Brasília), inclusive pela internet.
Trajes
Como outros órgãos do Judiciário, o STF possui normas internas de vestimenta. Para homens, a norma é o uso de terno e gravata; para mulheres, vestido, tailleur ou terno, ou uniforme profissional. É vetado o uso de tênis, calças jeans e sandálias rasteiras.
Nomeação
A nomeação de Luiz Edson Fachin para ocupar a vaga de ministro do STF aberta em decorrência da aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 25.
Fachin foi indicado para o STF pela presidente da República, Dilma Rousseff, no dia 14 de abril e, no dia 19 do mês seguinte, teve seu nome aprovado pelo Plenário do Senado, após sabatina e o aval da Comissão de Constituição e Justiça do (CCJ) daquela casa legislativa.
O novo ministro do STF graduou-se em Direito em 1980 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde dá aulas de Direito Civil. Concluiu mestrado em 1986 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também fez doutorado, finalizado em 1991. Fez pós-doutorado no Canadá.
AR/LF