Jornal da Justiça: estudo mapeia causas da morosidade na Justiça brasileira

13/12/2010 20:44 - Atualizado há 9 meses atrás

Jornal da Justiça: estudo mapeia causas da morosidade na Justiça brasileira

Pesquisa que mapeia as demandas repetitivas da Justiça brasileira revela que os problemas relacionados a aposentadoria e também a cartões de crédito abarrotam o Judiciário. O diagnóstico foi traçado com base em três tribunais com grande demanda: Tribunal de Justiça de São Paulo, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e o Tribunal Regional Federal da 3ª Região, com sede em São Paulo. Confira os resultados desse estudo no Jornal da Justiça, que ainda fala sobre decisão que absolveu o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) da acusação de compra superfaturada de frangos, no caso que ficou conhecido como “FrangoGate”. Por causa da acusação, Maluf havia sido enquadrado na "Lei da Ficha Limpa" pelo Tribunal Regional Eleitoral e agora aguarda decisão do Tribunal Superior Eleitoral para que possa ser diplomado na próxima sexta-feira, pelo TRE-SP. Outro destaque: Declaração de Imposto de Renda 2011 terá campo para declaração de parceiro dependente em relação homoafetiva. No entanto, casos que correm na Justiça continuarão sendo analisados. Jornal da Justiça, nesta terça-feira (14), a partir das 6 horas.

Justiça na Manhã: viajar de carro exige cuidado com documentação e veículo

Fim de ano, muitas pessoas aproveitam para cortar o país pelas rodovias brasileiras. Por conta disso, a fiscalização por parte dos agentes de trânsito aumenta. E quem é parado não escapa: a documentação é exigida e, em caso de irregularidade, pode apostar que o condutor terá problemas. Mas o debate mais acirrado está em torno do teste do bafômetro ou mesmo do exame de sangue para saber se há álcool no organismo do condutor. A Constituição garante que ninguém está obrigado a produzir provas contra si e essa interpretação tem motivado diferentes decisões nos tribunais brasileiros. Justiça na Manhã, nesta terça-feira (14), a partir das 8h.

Justiça na Tarde traz orientações para uma viagem tranquila

Muitas famílias aproveitam as festas de fim de ano e o período de férias escolares para viajar. Alguns vão para casas de amigos, mas outros alugam imóveis de temporada ou mesmo adquirem pacotes de viagem que oferecem, no mínimo, passagem e hospedagem. Mas, para evitar dor de cabeça futura, é preciso ter atenção especial com os contratos firmados, garantir que as maravilhas vistas nas fotos são verdadeiras e que as propostas em encartes realmente condizem com a realidade. Justiça na Tarde, nesta terça-feira (14), a partir das 14 horas.

Radionovela “Abusada” fala sobre interdição judicial e abuso de incapaz

O Alfredo e a Malvina interditaram judicialmente a mãe. Mas, ele só fez isso porque acreditava que a velhinha estava esclerosada. Com o passar do tempo, ele foi ficando intrigado, afinal, Malvina estava gastando demais e ainda declarou que o INSS havia suspendido o pagamento da pensão da mãe. Depois de muito protelar, ele tomou uma atitude e decidiu investigar a conta bancária da mãe. O que descobriu não foi nada agradável: Malvina estava roubando a própria mãe. Com base nessa trama, a radionovela “Abusada” fala sobre interdição judicial e abuso de incapaz. Acompanhe pela Rádio Justiça, com apresentação em diversos horários.

Rádio Justiça

Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
  
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.
 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.