Jornal da Justiça: especialistas destacam importância da conciliação na solução de conflitos

28/06/2011 20:55 - Atualizado há 9 meses atrás

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, defendeu a conciliação como alternativa para a solução de conflitos durante a abertura do Seminário de Conciliação e Mediação ocorrido em São Paulo. Especialistas brasileiros e estrangeiros discutiram sobre o tema e analisaram positivamente a iniciativa do Conselho Nacional de Justiça de instituir, por meio da Resolução 125, os núcleos de conciliação em todo o país. Confira todos os detalhes no Jornal da Justiça, que ainda destaca: empresário Fahd Jamil terá de ir para a prisão. Condenado por mandar ilegalmente dinheiro para o exterior, recorreu ao STF para aguardar análise de recursos em liberdade. Outro destaque: caso de racismo contra funcionária negra terceirizada da Caixa Econômica Federal deve ser julgado pela Justiça do Trabalho. Ao pedir que respeitassem a ordem das senhas, ouviu resposta racista de uma correntista, que ainda pediu a Caixa que demitisse a funcionária, no que foi atendida. No Superior Tribunal de Justiça apenas foi analisada a competência, se caberia à Justiça Federal ou do Trabalho. Agora o caso será analisado pela 2ª Vara do Trabalho de São Carlos. Jornal da Justiça, nesta quarta-feira (29), a partir das 6 horas.

Justiça na Manhã traz os limites legais da poluição sonora
A poluição sonora provocada por bares, danceterias, clubes já motivou leis de silêncio em diversas cidades e ainda motiva atuação do Ministério Público em diversas regiões. No Maranhão, por exemplo, a Justiça determinou o fechamento de um bar no Município de Imperatriz por conta do som alto, numa área residencial. Mas não é só na vida noturna que a poluição sonora provoca processos judiciais. Justiça na Manhã, nesta quarta-feira (29), a partir das 8 horas.

STF: pauta prevê análise de ação que questiona criação de cargos de confiança no Executivo
Um dos destaques da sessão plenária do Supremo Tribunal Federal nesta quarta-feira, dia 29, é a ação que questiona a criação de cargos em comissão do Grupo Direção e Assessoramento Superiores – DAS, nos órgãos do poder executivo federal. O partido Democratas argumenta que o artigo 2º da Lei 11075/2004 afronta a Constituição Federal, além de aumentar as despesas do Poder Executivo ao criar 435 novos cargos. Outro destaque da pauta são os processos relacionados à criação e a extinção de cartórios. A Rádio Justiça transmite a sessão plenária do STF, ao vivo, a partir das 14h10.

Justiça na Tarde fala sobre a importância do registro de paternidade
Para muitos, o registro de nascimento é algo tão comum, que imaginar que uma pessoa não tem certidão de nascimento, que não é oficialmente um cidadão, é muito estranho. Mas o número de pessoas sem registro de paternidade motivou até mesmo mobilização da sociedade nos últimos anos e também do Judiciário brasileiro. Justiça na Tarde, nesta quarta-feira (29), logo após a sessão plenária.

Justiça em Cena: crime de extorsão é tema da radionovela “Radioloucas”
A fictícia Rádio Imperial veicula diariamente a novela “Amar Dói Demais”, que pouca gente no mundo sabe da existência. Ainda assim, nos bastidores, a fogueira é das vaidades. As atrizes da atração, Natália e Ivone, brigam o tempo todo, tudo porque uma acredita que a outra aparece mais. Para ganhar mais empatia do público, Ivone quer que seu personagem sofra e muito na trama. Para isso, chantageia o diretor da novela, Augusto. Essa é a trama de “Radioloucas”, a radionovela da Rádio Justiça que é apresentada em diversos horários.

Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.

Fonte: Rádio Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.