Jobim afirma que advogados são fundamentais no processo de modernização do Poder Judiciário

10/12/2004 18:05 - Atualizado há 1 ano atrás

O presidente do Supremo, ministro Nelson Jobim, afirmou nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, que o levantamento dos Indicadores do Poder Judiciário será fundamental  para o que ele chamou de terceira etapa da Reforma do Judiciário. Jobim proferiu palestra sobre a “Modernização do Judiciário” no auditório da Academia Brasileira de Letras, em evento promovido pelo Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro.


A elaboração dos Indicadores do Poder Judiciário vem sendo conduzida pelo STF. O ministro Jobim já realizou uma série de reuniões com representantes de todas as esferas da Justiça para relatar e explicar como levantar e catalogar essas informações. O levantamento abrange dados referentes aos insumos (recursos humanos e financeiros), dotações e graus de utilização deles; carga de trabalho e litigiosidade, e acessibilidade à Justiça.


Para Jobim, os indicadores viabilizarão a reforma gerencial do Poder Judiciário, que sucederá as reformas constitucional (já concluída) e processual, prestes a ser debatida no Congresso Nacional. “Os indicadores também serão a matéria-prima para os trabalhos do Conselho Nacional de Justiça, que terá papel preponderante no encaminhamento das propostas e deliberações visando essa necessária reforma gerencial”, afirmou. No que se refere à reforma processual, Jobim lembrou que o Executivo já se comprometeu a enviar, na próxima semana, sete projetos de lei ao Congresso.


Durante a palestra, o presidente do Supremo enfatizou que a eficiência de um sistema é que o leva à modernidade. “E para nos modernizarmos, precisamos saber como estamos hoje”, afirmou, numa referência à importância dos Indicadores do Poder Judiciário. Ao explicar o motivo que o levou a aceitar o convite para falar aos advogados fluminenses, Jobim lembrou que é fundamental difundir o trabalho de elaboração dos indicadores. “Precisamos da maior adesão possível a esse movimento, o que naturalmente inclui os advogados, pois estamos unidos em torno de um objetivo comum, que é o de dar maior eficiência ao sistema judicial do país”, concluiu.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.