Inquéritos são destaques nas sessões das Turmas desta terça (2) no STF
Inquéritos contra três parlamentares são destaques da pauta de julgamentos das Turmas do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (2). A Primeira Turma deve julgar agravo regimental no Inquérito (INQ) 3574, contra o deputado federal Júlio Campos. Já a Segunda Turma deve julgar o INQ 3634, contra o deputado Nilton Capixaba, e o INQ 3705, contra o também deputado Maurício Quintella Lessa. As sessões começam às 14h.
Primeira Turma
No Inquérito (INQ) 3574, de relatoria do ministro Marco Aurélio, o ex-deputado federal Júlio José de Campos (DEM-MT) é acusado de falsificação de documento particular, em operação que envolve a posse de uma propriedade rural no Mato Grosso.
Da pauta da Primeira Turma Consta ainda a Extradição (EXT) 1372, ajuizada pelo governo da Espanha contra Álvaro Costa Rodriguez, nacional daquele país, e vários habeas corpus e agravos regimentais a serem julgados em listas.
Segunda Turma
A Segunda Turma deve julgar o INQ 3634, contra o deputado federal Nilton Balbino, conhecido como Nilton Capixaba (PTB/RO). A denúncia narra que ele teria apresentado emendas parlamentares para viabilizar esquema de superfaturamento na compra de ambulâncias. O relator é o ministro Gilmar Mendes. Outro processo em pauta, também relatado pelo ministro Gilmar Mendes, é o INQ 3705, que tramita em segredo de justiça contra o deputado federal Maurício Quintella Lessa (PR/AL).
Está previsto, ainda, o julgamento da Extradição (EXT) 1390, por meio da qual o governo dos Estados Unidos da América pretende a entrega do cidadão cubano Felix Manuel Alvarez, que tem cidadania americana. Ele é acusado por fraude eletrônica e de correspondência, entre outros crimes. A pauta inclui, ainda, pedidos de habeas corpus e agravos regimentais a serem julgados em lista.
Composição
Integram a Primeira Turma a ministra Rosa Weber (presidente) e os ministros Marco Aurélio, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso. Já a Segunda Turma é composta pelos ministros Dias Toffoli (presidente), Celso de Mello, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Teori Zavascki.
MB,FT/AD