Índios Makuxi agradecem voto de Ayres Britto no julgamento da Raposa Serra do Sol

12/11/2008 19:44 - Atualizado há 12 meses atrás

Índios da etnia Makuxi e representantes de organizações de defesa dos direitos indígenas entregaram aos ministros Cezar Peluso, Carmem Lúcia e Ricardo Lewandowski, nesta quarta-feira, um vídeo no qual a comunidade agradece ao Supremo Tribunal Federal pelo primeiro voto – do ministro Carlos Ayres Britto – em favor da demarcação contínua da Raposa Serra do Sol. O vídeo mostra, segundo informou o índio Melchior da Silva, um ritual com dança e música. 

“Estamos acreditando que os ministros trabalham pela Constituição, e a lei diz que nossa área será como nós queremos”, disse Melchior. Eles também entregaram mapas da região, em Roraima, e reafirmaram as dificuldades de deslocamento dos povos caso a área seja demarcada em ilhas, como sugerem os agricultores que lá vivem.

O conflito entre fazendeiros, rizicultores e índios chegou ao Supremo por meio de Petição (PET 3388). O relator da matéria, ministro Ayres Britto, votou em agosto pela manutenção integral da portaria do Ministério da Justiça que definiu a demarcação da área indígena de forma contínua. Logo em seguida, o ministro Carlos Alberto Menezes Direito pediu vista do processo, suspendendo o julgamento.

Ana Paula Souto Maior, advogada do Instituto Socioambiental, acompanhou os índios na tarde desta quarta-feira e destacou que o grupo está confiante de que o julgamento voltará à pauta do Plenário ainda neste ano.  

MG/LF

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.