Inaugurada no Espírito Santo exposição sobre o STF
Em uma solenidade que reuniu magistrados, políticos e autoridades, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jorge Goes Coutinho, inauguraram, no início da noite de ontem, a exposição itinerante "Supremo Tribunal Federal em Brasília", com fotos que retratam a história do STF. O governador Paulo Hartung participou do evento.
O presidente Jorge Goes saudou a ministra e lembrou que após 25 anos, desde que Ellen Gracie visitou o Espírito Santo pela última vez, o Estado “passou por um processo de reconstrução ética e que é um lugar muito mais festivo e alegre”.
Jorge Goes afirmou, ainda, que o Tribunal de Justiça se sente agradecido por sediar a exposição. "A oportunidade de trazer essa mostra é uma honra para toda a comunidade jurídica e todos que possam apreciar as lindas fotos dessa instituição que conta com 200 anos de existência”, frisou.
A ministra Ellen Gracie agradeceu pela acolhida no Espírito Santo e afirmou que a exposição é uma forma de aproximar a população do STF. “A mostra é uma maneira que o STF encontrou para aproximar a instituição dos seus jurisdicionados”, destacou.
O governador Paulo Hartung afirmou que se sente muito feliz com a visita de Ellen Gracie e elogiou a atuação da ministra à frente do STF. “A ministra trabalha pela modernização do Poder Judiciário, o que é uma necessidade para a dinamização dos trabalhos”, disse Hartung.
O governador elogiou a iniciativa da exposição. "A mostra é importante para professores, estudantes e toda a comunidade. É uma forma de conhecer o Supremo Tribunal Federal”, destacou.
A exposição fica no Espaço Cultural do Tribunal de Justiça até o dia 27 de outubro. A mostra reúne os trabalhos da fotógrafa Graça Seligman que traz um olhar documental da história e da arquitetura da sede do STF, que foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer . "As fotos trazem uma visão panorâmica de Brasília até chegar às dependências do STF. Nossa intenção é levar a todo Brasil um pouco do trabalho de Niemeyer”, explicou.