Imprensa deve se credenciar para cobrir posse do ministro Teori Zavascki
A posse do ministro Teori Zavascki como ministro do STF acontece na quinta-feira, 29, a partir das 16h. Empresas jornalísticas interessadas na cobertura da solenidade deverão solicitar o credenciamento até as 22h desta terça-feira (27).
A posse do ministro Teori Zavascki como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) acontece na quinta-feira, 29, a partir das 16h. Empresas jornalísticas interessadas na cobertura da solenidade deverão encaminhar formulário de cadastro acompanhado de ofício em papel timbrado da empresa para solicitar o credenciamento até as 22h desta terça-feira (27). A solicitação de credenciamento também é necessária nos casos de equipes de reportagens de instituições do Poder Judiciário, Legislativo e Executivo, bem como das entidades de classe.
A Secretaria de Comunicação Social do STF distribuirá até quatro credenciais por veículo de comunicação impresso e de internet (duas para repórter e até duas para fotógrafos); uma por emissora de rádio; e três por empresa de televisão (uma para cinegrafista, uma para iluminador e uma para o jornalista escalado). A confirmação dos credenciamentos solicitados será encaminhada por e-mail pela Secretaria de Comunicação Social, sendo que a quantidade de credenciais emitidas dependerá da demanda e da quantidade de vagas disponíveis para acesso ao Edifício Sede do Supremo Tribunal Federal.
Diversos telões serão instalados no Edifício Sede para que o público e a imprensa presentes assistam à solenidade em tempo real. Os profissionais poderão cobrir toda a movimentação de entrada e saída das autoridades.
O acesso ao Plenário, porém, será restrito a apenas um fotógrafo por veículo. Os demais profissionais (repórteres, cinegrafistas e auxiliares) não terão acesso ao Plenário, que será ocupado pelos convidados.
As empresas interessadas poderão credenciar um segundo fotógrafo para se posicionar exclusivamente no Salão Branco, onde o ministro Teori Zavascki receberá cumprimentos dos demais ministros da Corte e de seus familiares.
As imagens da sessão serão geradas exclusivamente pela TV Justiça. O sinal estará disponível para todas as emissoras interessadas. O sinal de rádio será franqueado pela Rádio Justiça, por meio da frequência FM 104,7 MHz, no Distrito Federal, ou via satélite.
Também estará à disposição o espaço de apoio à imprensa, que será montado na área externa do Edifício Sede para assegurar a cobertura jornalística de todos os veículos.
Cerimônia
Conforme o protocolo, a sessão tem início com a execução do Hino Nacional. Em seguida, o novo ministro é conduzido ao Plenário pelo decano da Corte, ministro Celso de Mello, e pela ministra mais recente na Casa, Rosa Weber, onde prestará compromisso como ministro do Supremo. A solenidade prosseguirá com a leitura e assinatura do termo e do livro de posse.
Credenciamento
O credenciamento dos profissionais de imprensa deve ser solicitado mediante o encaminhamento de formulário de cadastro à Secretaria de Comunicação Social por meio do e-mail imprensa@stf.jus.br (escaneado), acompanhado de ofício em papel timbrado da empresa solicitante.
Credenciais do Palácio do Planalto ficam isentos do credenciamento, mas deverão informar a participação na cobertura até as 22h do dia (27) pelo e-mail (imprensa@stf.jus.br), a fim de obter a identificação que dará acesso ao Salão Branco.
A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Justiça (canal 53-UHF, em Brasília; SKY, canal 117) e pela Rádio Justiça (104.7 FM, em Brasília), inclusive pela Internet.
Trajes
De acordo com normas internas do Tribunal, a entrada no Plenário requer o uso de terno e gravata, para homens, e vestidos, tailleurs ou ternos (calça e blazer de manga comprida), para mulheres. Essa vestimenta será exigida dos profissionais que venham fazer a cobertura jornalística do evento. É proibida a entrada de pessoas calçando tênis e sandálias rasteiras, ou trajando roupas em tecido jeans.