Iluminação especial no STF faz referência ao Dia Internacional da Checagem de Fatos

Edifício-sede do STF está iluminado em tons de azul até domingo (6)

02/04/2025 19:36 - Atualizado há 2 dias atrás



Nesta quarta-feira (2) é celebrado o Dia Internacional da Checagem de Fatos. Em apoio à data, o edifício-sede do Supremo Tribunal Federal (STF) está iluminado em tons de azul até o próximo domingo (6). A iniciativa reforça o compromisso da Corte com o combate à desinformação e a promoção da verdade, temas essenciais para a consolidação da democracia.

A data, instituída para conscientizar sobre a importância da verificação de informações, ganha ainda mais relevância em um contexto global marcado pela disseminação das “fake news” e conteúdos enganosos. O Movimento Aletheia Fact, protagonista dessa mobilização internacional, tem como objetivo promover a cultura da checagem e valorizar o trabalho dos profissionais que se dedicam a desmentir boatos e trazer clareza aos fatos.

O STF, como guardião da Constituição e defensor dos direitos fundamentais, reconhece a responsabilidade de atuar no enfrentamento da desinformação. Decisões recentes da Corte têm reafirmado a proteção da sociedade contra conteúdos falsos que colocam em risco a democracia e os direitos individuais. A iluminação especial serve para lembrar que a busca pela verdade é uma missão coletiva e fundamental para garantir uma sociedade mais justa e bem informada.

Combate à desinformação

O Programa de Combate à Desinformação do STF para o biênio de 2023/2025 dedica-se ao combate à desinformação e fenômenos associados, como discursos de ódio e práticas de contestação democrática e de assédio às instituições, a partir de uma perspectiva multidisciplinar e abrangente. A estrutura do plano está dividida em três eixos: “Compreender a Desinformação”, “Reduzir o Impacto das Narrativas Desinformativas” e “Recuperar a Confiança das Pessoas”.

Por meio do uso de uma comunicação em linguagem simples, do fornecimento de fundamentos e esclarecimentos e da criação de uma relação mais próxima com os cidadãos, o programa pretende contribuir para a proteção da Constituição e incentivar o respeito e a civilidade entre as pessoas.

Confira aqui a íntegra do Programa de Combate à Desinformação do STF – biênio 2023/2025.

(Pedro Scartezini/AD)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.