Iluminação especial celebra conquista do voto feminino no Brasil

Mulheres brasileiras conquistaram o direito de votar em 24 de fevereiro de 1932

25/02/2025 19:27 - Atualizado há 1 mês atrás
Foto colorida noturna destaca em primeiro plano a estátua da justiça, iluminada em cor natural. Ao fundo, prédio do STF iluminado nas cores verde e amarelo. Foto: Fellipe Sampaio/STF

O edifício-sede do Supremo Tribunal Federal (STF) recebe iluminação especial nas cores verde e amarelo até a próxima sexta-feira (28), em apoio ao Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil, celebrado em 24 de fevereiro. A iniciativa simboliza o reconhecimento e a valorização da luta das mulheres por direitos políticos ao longo da história.

A cada ciclo, o prédio permanecerá iluminado por cinco minutos nas cores verde e amarela e, em seguida, alternará entre verde, amarelo e azul por mais 15 minutos.

Conquista histórica

A data remonta ao ano de 1932, quando as mulheres garantiram os direitos de votar e de serem votadas em todo o território nacional, por meio da promulgação do Código Eleitoral.

Ao longo dos anos, o STF tem desempenhado um papel fundamental na garantia dos direitos das mulheres no país, com decisões que asseguram desde a igualdade de gênero até medidas para ampliar a representatividade feminina na política. Exemplo disso foi o julgamento das cotas de financiamento eleitoral para mulheres, que garantiu condições mais justas para a participação feminina nas eleições.

(PS//AL)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

O Portal do STF coleta dados, por meio de cookies ou dos navegadores, a fim de cumprir obrigação legal, permitir a melhor navegação ou para realizar análises estatísticas. Para saber mais, acesse a página do STF sobre a LGPD.