Homenagem ao ministro Menezes Direito e o trânsito nas grandes cidades em destaque na Rádio Justiça

01/09/2009 20:20 - Atualizado há 9 meses atrás

Jornal da Justiça traz homenagem ao ministro Menezes Direito

Autoridades, familiares e amigos prestaram suas últimas homenagens ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Alberto Menezes Direito. Eles ressaltaram o legado de um grande jurista e também de um grande homem. Menezes Direito morreu na madrugada dessa terça-feira, aos 66 anos, vítima de complicações no pâncreas. Outro destaque: Pesquisa que reflete confiança da população na Justiça mostra que brasileiros a avaliam de forma mediana, mas recorrem sempre que precisam. Porto Alegre é a capital que mais confia na Justiça; Salvador vem em último no ranking. O Jornal da Justiça ainda traz o último episódio da série sobre Analfabetismo Funcional, que trará a história de Hoover, que foi obrigado a abrir mão do sonho de ser vereador da cidade onde mora por causa da deficiência. Jornal da Justiça, nesta quarta-feira (2), entre 6h e 8h.

Hora Legal: congresso internacional debaterá violência doméstica

A violência doméstica ainda é uma realidade em muitos lares brasileiros, mesmo depois da promulgação da Lei Maria da Penha, criada em setembro 2006. O tema será discutido no Congresso Internacional Psicossocial Jurídico, previsto para acontecer em outubro deste ano no Distrito Federal. Acompanhe nesta edição, uma entrevista sobre o assunto com a psicóloga Elizangela Roque. O programa ainda abordará a questão do registro duplo de nascimento. Em resposta a ouvinte, o tabelião Regnoberto de Mello Júnior explica o que acontece e como fica a situação de um cidadão que enfrenta o problema. Hora Legal, nesta quarta-feira (2), às 8h.

Justiça em Movimento: a fiscalização do trânsito nas madrugadas das grandes cidades

Em metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro parar em um semáforo durante a madrugada pode representar risco de vida para o condutor e demais ocupantes do veículo. Em São Paulo, por exemplo, foram mapeados os cruzamentos mais perigosos, com maior risco de assalto. Com esse argumento, muita gente reduz, mas não pára no sinal vermelho em cruzamentos. Acompanhe no Justiça em Movimento o que prevê a legislação para o infrator que é flagrado nessas situações. Nesta quarta-feira (2), a partir das 10h40.

Rádio Justiça reapresenta voto do ministro Menezes Direito na Lei de Biossegurança

Em quase dois anos à frente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Carlos Alberto Menezes Direito esteve envolvido em diversas decisões delicadas. Uma delas, sem dúvida, foi a votação que liberou as pesquisas com células-tronco embrionárias no país. Em março de 2008, durante o julgamento sobre o tema, Menezes Direito pediu vista do processo, mas, dois meses depois, votou a favor da liberação das pesquisas, mas com algumas restrições à Lei de Biossegurança. Seu voto foi acompanhado por outros dois ministros, mas, no fim, a pesquisa foi liberada sem restrições. Acompanhe na tarde desta quarta-feira (2), pela Rádio Justiça a reapresentação do voto do ministro Menezes Direito, morto aos 66 anos, no Rio de Janeiro, nesse 1º de setembro de 2009. A partir das 14h10.

Espaço Forense debate a ação de despejo

Acompanhe nesta edição uma discussão sobre os contornos processuais da ação de despejo e suas principais controvérsias. Especialistas explicam os cuidados que devem ser observados em um contrato de locação, o que pode motivar uma ação de despejo e também como ela ocorre, qual o papel do fiador e ainda a jurisprudência das Cortes Superiores quanto as obrigações do mesmo. Saiba mais sobre uma súmula do Superior Tribunal de Justiça que trata sobre o tema. Espaço Forense, nesta quarta-feira (2), às 17 horas.

Plágio é tema da radionovela “Quem copia entra numa fria”

Nos tempos do colégio, Bete teve uma ideia para um livro e resolveu contá-la para Delfina, que escreveu uma redação sobre o tema. Anos mais tarde, quando finalmente publicou o romance, Bete recebeu a notícia de que estava sendo processada por plágio pela mesma Delfina, uma copiadora profissional. Resta saber como Bete vai conseguir se livrar dessa ladra de ideias. Acompanhe a trama da radionovela “Quem copia entra numa fria”, que fala sobre o crime falsificação, pela Rádio Justiça. Em nove horários, de segunda a sexta-feira: às 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50.

Rádio Justiça

Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.  

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.