Hoje à noite (22) o programa Contatos, da TV Justiça, fala da profissão de carteiro
O programa “Contatos”, da TV Justiça, mostra, esta semana, a rotina de trabalho dos carteiros. A gravação foi feita em uma das centrais dos Correios em Brasília aonde, em média, chegam cinco mil correspondências por dia. É lá que trabalha a carteira Karla Sarmento, com quem a equipe do programa e a professora de Direito Renata Vilas Boas conversaram. O “Contatos” vai ao ar na quarta-feira (22), às 21 horas, com reapresentações na sexta, às 12h30, no sábado, às 19h30, e no domingo, às 20h.
A carteira Karla Sarmento falou sobre como se separam as cartas, se faz a distribuição e também sobre os obstáculos da atividade. Segundo dados do sindicato da categoria, 15 mil carteiros são assaltados por dia só na região metropolitana do Rio de Janeiro. "Eu quase fui assaltada. (…) Se eu tivesse demonstrado algum medo, não teria sido a mesma coisa", contou a carteira.
O primeiro registro de um carteiro em território brasileiro data de 1663, quando foi criado o cargo de Carteiro-Mor, ligado à corte do Brasil. Atualmente, são 52 mil profissionais que visitam as casas dos brasileiros e entregam as correspondências.
Fonte: TV Justiça