Guarda compartilhada e retomada do julgamento do uso de células-tronco em pesquisas em destaque na Rádio Justiça
O fim das torcidas organizadas. Essa é uma bandeira levantada pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol, Rubens Approbato. Ele fala sobre o assunto no “Jornal da Justiça” desta quinta (22). A aprovação da guarda compartilhada de filhos de pais separados e a anulação de ação penal por falta de defesa contra acusado por tráfico de drogas também estão entre os assuntos do jornal de amanhã. Na sexta-feira (23), destaque para matéria sobre a retomada do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do uso de células-tronco embrionárias em pesquisas. O “Jornal da Justiça” é transmitido das 6h às 8h.
Guarda compartilhada dos filhos também no “Espaço Forense” de sexta
A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana projeto de lei que prevê a guarda compartilhada dos filhos de pais separados. A decisão modifica o Código Civil. De acordo com o texto, o juiz deve dar preferência à guarda compartilhada quando não houver acordo entre os pais. O projeto vai à sanção presidencial. Para debater o tema, o programa conversa com o presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Família, Rodrigo da Cunha Pereira, e a desembargadora Maria Berenice Dias, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Também participa do programa a advogada especialista em Direito de Família Márcia Carraro Trevisioli. O “Espaço Forense” começa às 11h.
Indenização por dano moral revertida em compra de equipamentos em discussão no “Hora Legal”
A Unidade de Atendimento Imediato de Urgência do Distrito Sanitário de Ressaca, em Contagem (MG), vai receber mais de R$ 100 mil em equipamentos hospitalares e mobiliário. O valor é resultante de acordo realizado entre o Ministério Público do Trabalho e a empresa Magneti Marelli Sistemas Automotivos Indústria e Comércio Ltda, que exigia jornada excessiva e não concedia os descansos legais aos empregados. Para encerrar o processo, ela concordou em pagar dano moral coletivo. Sobre o assunto, o programa entrevista na sexta-feira (23) a procuradora do trabalho que propôs o acordo, Andréa Ferreira Bastos. Outro tema do programa é o manual de convenções e de registro de candidatos criado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo e disponibilizado na página eletrônica do órgão (www.tre-sp.jus.br). A partir das 8h.
Ação de interdição em debate no “Direito Direto” de sexta
A insanidade é uma das causas conhecidas para a interdição de alguém. A situação é prevista no art. 1.767 do Código Civil. Os atos praticados por uma pessoa interditada não têm validade jurídica. No programa de sexta (23) especialistas explicam os motivos e as conseqüências da interdição. Outro tema do programa é o amparo legal decorrente do casamento. O “Direito Direto” começa às 15h.
Radioagência Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos nos horários de 8h, 12h, 18h30 e 22h.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, em Brasília, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.gov.br.