Grupo se manifesta no Supremo contra extradição de Battisti
Um grupo de 20 manifestantes se posicionou contra a extradição de Cesare Battisti na Praça dos Três Poderes. Eles gritavam palavras de ordem e carregavam faixas afirmando que extraditar Battisti seria modernizar a Inquisição. Uma dezena deles chegou a entrar no Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), que iniciou há pouco o julgamento do caso. Os manifestantes conseguiram estender uma faixa dentro do Pleno, quando a sessão já estava aberta, com os dizeres: “Libertemos Cesare. Libertemo-nos”.
O julgamento segue normalmente. Neste momento, o advogado de defesa de Cesare Battisti fala perante o Pleno. O relator do pedido de extradição feito pelo governo da Itália, ministro Cezar Peluso, já leu seu relatório. Após as sustentações orais ele lerá seu voto.
Battisti foi condenado à prisão perpétua pelo assassinato de quatro pessoas entre os anos de 1977 e 1979, quando militava no grupo PAC (Proletários Armados pelo Comunismo). Ele está detido no presídio da Papuda, em Brasília, onde aguarda a decisão do STF.
RR/AM