Governo do RN aciona SFT contra lei que normatiza ligações residenciais de água

17/07/2002 14:33 - Atualizado há 8 meses atrás

O governador do estado do Rio Grande do Norte, Fernando Antônio da Câmara Freire, ajuizou (16/7) no Supremo Tribunal Federal (STF) Ação Direta Inconstitucionalidade (ADI 2691), com pedido de medida cautelar, contra a lei estadual nº 8.119/02 que estabeleceu normas para ligações de água em residências localizadas nas zonas rurais do estado.


De acordo com a ação, a Assembléia Legislativa do estado aprovou projeto de lei determinando que todas as residências localizadas nas zonas rurais ao longo de todo o sistema de adutor do Rio Grande do Norte e que estejam situadas ao longo de mil metros da tubulação principal, possam usufruir do benefício de utilização de água potável.


A defesa alega a inconstitucionalidade da lei estadual por vício de iniciativa, já que somente o Chefe do Poder Executivo teria competência para editar a  lei.


A Constituição Federal também teria sido violada em seu artigo 21, inciso XIX, que define ser de competência da União instituir sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos e definir critérios de direitos de uso.


A norma também teria atacado, segundo o governador, a lei federal nº 9.433/97 que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos.


#EC/JA//SS      

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.