Governador do Rio Grande do Sul conversa com Jobim sobre pagamento de precatórios

19/05/2005 20:20 - Atualizado há 12 meses atrás

O governador do Estado do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, esteve hoje (19/5) no Supremo Tribunal Federal, a convite do presidente Nelson Jobim, para conhecer proposta de solução para a questão do pagamento de precatórios. 


No fim da reunião, o governador disse que o estudo conduzido pela assessoria econômica da presidência do Supremo pode vir a solucionar o problema da dívida de precatórios e determinar um percentual da receita líquida do Estado para o pagamento, além de manter um ordenamento futuro.


Segundo Rigotto, o total de estoque de precatórios nos Estados do Brasil é de R$ 45 bilhões, dos quais R$ 2,329 bilhões são do Rio Grande do Sul. “O Brasil precisa de uma solução, porque os Estados não têm condição de fazer frente a esse estoque acumulado ao longo de anos”, afirma ele.


Rigotto disse também que a proposta prevê o envio de emenda constitucional ao Congresso Nacional, ordenando o pagamento. Ele citou também algumas sugestões como o lançamento de títulos no mercado como garantia a quem detém o precatório. 


O governador finalizou dizendo ver “com muita simpatia essa iniciativa do STF e a busca da solução de um problema que é do Brasil inteiro”. Disse ainda que a proposta “pode facilitar e permitir que o pagamento seja maior e ordenado”.


BF/EC



Rigotto fala a jornalistas após o encontro com Jobim (cópia em alta resolução)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.