Gilmar Mendes assume vaga no Supremo Tribunal Federal amanhã

19/06/2002 12:10 - Atualizado há 8 meses atrás

O ministro Gilmar Mendes toma posse amanhã (20/6) no Supremo Tribunal Federal, passando a integrar a mais alta corte do país. A solenidade ocorrerá às 16h horas no Salão Branco do edifício-sede do STF, na Praça dos Três Poderes. Estarão presentes os ministros da casa, os presidentes dos tribunais superiores, bem como diversas autoridades.


 


Ele assumirá a vaga deixada pelo ministro Néri da Silveira, que se aposentou compulsoriamente ao completar a idade de 70 anos em  24 de abril último.


 


Gilmar Ferreira Mendes nasceu no dia 30 de dezembro de 1955 em Diamantino, no Mato Grosso. Passou a infância na cidade natal, deixando-a durante a adolescência para estudar em Cuiabá, e, posteriormente, em São Carlos, no estado de São Paulo. Em 1974, Mendes chegou à capital federal, onde cursou Direito na Universidade de Brasília, concluindo o bacharelado em 1978.


 


Sua vida acadêmica prosseguiu com estudos realizados na Alemanha a partir de 1981, com o objetivo de ser aprovado para a cursar o doutorado em Direito Comparado. Em 1987, sob a orientação do professor e ministro do Supremo Moreira Alves, concluiu o mestrado, apresentando a dissertação “Controle de Constitucionalidade: Aspectos Jurídicos e Políticos”, tendo sido aprovado com distinção.


 


Gilmar Mendes obteve novo título de mestre pela Universidade de Münster, na Alemanha, em 1989, defendendo a obra “Pressupostos de Admissibilidade do Controle Abstrato de Normas perante a Corte Constitucional Alemã”. Sobre o mesmo tema, e também sob orientação do professor-reitor Hans-Uwe Erichsen, o jurista concluiu o doutorado, sendo-lhe atribuído o predicado “Magna cum laudae”.


 


O novo ministro do Supremo realizou ampla atividade como docente. Foi professor das faculdades de Direito da Universidade de Brasília, da Associação de Ensino Unificado de Brasília (AEUDF) e do, à época, Centro de Estudos Unificados de Brasília (atual UniCeub). Foi orientador de mestrado bem como integrante de bancas examinadoras de doutorado. Mendes é autor de diversos livros e artigos jurídicos.


 


Antes de se tornar o advogado-geral da União, no ano de 2000, Gilmar Mendes esteve no exercício de diversos cargos públicos, destacando-se no Ministério Público, onde chegou a Procurador Regional da República, oficiando junto ao Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, em Brasília (DF).


 


Também atuou no serviço público nas divisões de consultoria jurídica em órgãos do Poder Executivo, tais como o Ministério das Relações Exteriores, Presidência da República e Ministério da Justiça. 


 


 


 
Gilmar Mendes, novo ministro do Supremo (cópia em alta resolução)


#JA/AR//AM

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.