Galeria de ex-presidentes do STF recebe retrato de Marco Aurélio

10/12/2003 20:43 - Atualizado há 6 meses atrás

No início da noite de hoje (10/12), mais uma foto foi incluída na Galeria dos ex-presidentes do Supremo Tribunal Federal, localizada no Salão Branco da Casa. A homenagem foi oferecida ao ministro Marco Aurélio que ocupou o cargo de presidente do STF no período de 2001/2003.


 


O atual presidente da Corte, ministro Maurício Corrêa, fez a abertura da cerimônia relembrando a trajetória do ministro Marco Aurélio na magistratura. Corrêa lembrou que, por cinco vezes, o ministro Marco Aurélio exerceu a função de presidente da República e sancionou a Lei 10.461, que criou a TV Justiça, inaugurada em 2 de agosto de 2002.


 


Durante seu discurso, Corrêa considerou a criação da TV Justiça como uma “idéia brilhante que perpetuará ao longo da história da Corte como algo grande, por ser um veículo de acompanhamento de decisões jurídicas”. Afirmou, ainda, que a TV é um instrumento de efetivo controle do Judiciário e do MP.


 


O ministro Maurício Corrêa também aproveitou a oportunidade para agradecer ao ministro Marco Aurélio o apoio que recebeu durante a transição das presidências. E fez considerações quanto ao seu desempenho durante os julgamentos: “Ninguém tem tanta criatividade ao proferir decisões”.


 


Por sua vez, Marco Aurélio manifestou sua gratidão à homenagem, afirmando que se sentiu gratificado e honrado quando na presidência do STF e lembrou que seu pai Plínio Affonso de Farias Mello foi o responsável por seu ingresso no Judiciário. “É uma homenagem grande figurar na galeria e um estímulo na luta para resolver os conflitos da Corte. Declaro-me um servidor público de toda a sociedade brasileira”, concluiu.


 


DEPOIMENTOS



 


“Eu acho que essa homenagem é mais do que justa porque ela, de um lado, traduz uma prática que a tradição do Supremo Tribunal Federal consagrou ao rememorar nessa galeria a figura dos seus ex-presidentes. E, de outro lado, essa é uma homenagem extremamente justa e necessária pelo o que representou a atuação do ministro Marco Aurélio na presidência do Supremo Tribunal Federal, durante um biênio que foi extremamente rico em realizações. A começar da própria implantação da TV Justiça que é, na verdade, uma obra, hoje, de toda a sociedade, mas cuja origem reside no empenho do ministro Marco Aurélio em aproximar o Poder Judiciário do conjunto dos cidadãos” – ministro Celso de Mello, do STF.


 


“Marco Aurélio faz por merecer esta homenagem. Ele é um ministro judiciário que se comporta, convictamente, como servidor do povo brasileiro. Entendendo que o papel da Justiça é mais e mais servir à população com presteza, segurança nas decisões, segurança e facilidade de acesso do público às instâncias jurisdicionais. Eu vejo o Marco Aurélio como um magistrado por convicção, portanto um cidadão exemplar” – ministro Carlos Ayres Britto.


 


“Eu considero o ministro Marco Aurélio um grande juiz. Ele é um juiz que julga muito pelos princípios e isso dá ao seu julgamento uma dimensão humana que deve ser a dimensão da Justiça” – ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.


 



Ministro Maurício Corrêa discursa em homenagem ao ministro Marco Aurélio (cópia em alta resolução)


 



Corrêa cumprimenta Marco Aurélio (cópia em alta resolução)


 


#EC/AR//AM

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.