Fiscais envolvidos na Operação Zaqueu têm liminar negada pelo Supremo

09/11/2005 17:20 - Atualizado há 12 meses atrás

Foi publicada no Diário de Justiça decisão do ministro Carlos Ayres Britto indeferindo liminar para fiscais do trabalho envolvidos na “Operação Zaqueu”, realizada pela Polícia Federal no Estado do Amazonas. A defesa dos fiscais pediu liminar no Habeas Corpus (HC) 86936 para trancar ação penal pelo crime de sonegação fiscal.

O grupo de quatro fiscais do trabalho, denunciado pela Polícia Federal, foi acusado  de  prática dos crimes de corrupção passiva e ativa, formação de quadrilha, concussão, advocacia administrativa, lavagem de dinheiro e crimes contra o Fisco.

A defesa dos fiscais pretendia o trancamento da ação penal. Os advogados alegaram a ausência de condição de punibilidade, por inexistir processo administrativo para apuração de crédito fiscal.

Ao apreciar o pedido de liminar, o ministro Carlos Ayres Britto, relator do caso, afirmou que “a necessidade do exaurimento da via administrativa, para a validade da ação penal por infração ao art. 1º da Lei nº 8.137/90, já foi assentada pelo Supremo Tribunal Federal, no HC 81.611”.

De acordo com o relator, o caso em exame não poderia ser adequado ao precedente da Corte, pois a denúncia não está restrita ao crime tributário (inciso I, artigo 1º, Lei nº 8.137/90), abrangendo, também, os crimes de corrupção passiva e ativa, formação de quadrilha, concussão, advocacia administrativa e lavagem de dinheiro.

Ayres Britto também afirmou que os elementos constantes nos autos não permitem verificar se a ausência de procedimento administrativo fiscal ainda se mantém. Por fim, indeferiu a liminar, ressalvando que pode haver o reexame da matéria quando do julgamento de mérito do HC, com mais "elementos factuais”.

CG/EH


Ayres Britto poderá reexaminar a matéria no julgamento final (cópia em alta resolução)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.