Extradição é tema da entrevista mais vista no canal do STF no YouTube

07/01/2011 16:10 - Atualizado há 9 meses atrás

O canal oficial do Supremo Tribunal Federal (STF) no YouTube exibe com destaque, nesta sexta-feira (7), a entrevista mais vista desde o lançamento da página, no dia 1º de outubro de 2009: o vídeo no qual o advogado Pierpaolo Bottini explica a diferença entre extradição, deportação e expulsão. A entrevista foi assistida mais de 11.600 vezes.

Nela, o ex-secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça esclarece a quais órgãos compete analisar e julgar os pedidos de extradição feitos ao Brasil. Bottini ainda explica a diferença entre refúgio e asilo, aponta as características de ambos os institutos e fala sobre as regras dos tratados de extradição.

Veiculado no dia 23 de outubro de 2009, o vídeo foi produzido por ocasião do julgamento da Extradição 1085, do ex-ativista italiano Cesare Battisti, concluído no dia 18 de novembro de 2009. O STF autorizou a extradição, mas decidiu que a última palavra sobre a entrega ou não de Battisti à Itália cabe ao presidente da República, que deve respeitar os termos do Tratado de Extradição celebrado entre Brasil e Itália.

Cesare Battisti foi condenado pela Justiça italiana em dezembro de 1988 pelo homicídio de quatro pessoas. Os crimes teriam sido cometidos entre 1977 e 1979.

Nesta quinta-feira (6), o presidente do Supremo, ministro Cezar Peluso, indeferiu requerimento formulado pela defesa do italiano para a expedição de seu alvará de soltura. Diante da urgência do caso, Peluso determinou a remessa imediata dos autos ao relator da extradição, ministro Gilmar Mendes.

Saiba Mais

Entrevistas sobre assuntos polêmicos e atuais são produzidas para o canal do STF no YouTube desde seu lançamento. Com o crescente interesse dos internautas pelo material, foi criado o quadro ‘‘Saiba Mais’’, com a postagem, toda sexta-feira, de uma entrevista acerca de tema de interesse público. O objetivo é fornecer informações novas e relevantes envolvendo conhecimentos jurídicos.

YouTube

O canal do STF no YouTube conta com mais de dez mil inscritos e já atingiu a marca de 4,8 milhões de exibições dos 2.622 vídeos publicados. A maioria dos acessos, 66% do total, é feita por homens entre 35 e 44 anos.

Os vídeos mais assistidos desde o lançamento do canal são do programa Saber Direito, produzido pela TV Justiça. O campeão de audiência trata do tema Direito Administrativo, aula ministrada pelo procurador do estado de Minas Gerais e professor de Barney Bichara. O vídeo foi postado no dia 27 de outubro e desde então já foi exibido 147.797 vezes.

A página do STF no YouTube também é acessada por seguidores fora do país, tendo inscritos de países como Alemanha, Reino Unido, Itália, Canadá, Espanha, Suíça, Sérvia, Estados Unidos e Japão.

Os dados são do "YouTube Insight", ferramenta que fornece estatísticas detalhadas dos vídeos postados na comunidade.

Assista aos vídeos da página oficial do STF no YouTube por meio do endereço eletrônico www.youtube.com/stf.

AP/LC

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.