Exposição “As Constituições Brasileiras” abre com presença dos chefes dos Três Poderes

A exposição “As Constituições Brasileiras” foi inaugurada oficialmente, há pouco, pela presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie. A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente, José Alencar Gomes da Silva, do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros e do presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, entre outras autoridades.
Instalada no Hall dos Bustos do edifício-sede do STF, a mostra integra as comemorações do Bicentenário do Judiciário Independente no Brasil. Na abertura do evento, a ministra ressaltou a imediata adesão que os chefes dos Poderes deram a essa iniciativa. “Compreenderam Suas Excelências a importância simbólica de se reunirem os Três Poderes para celebrarem a regra base da nacionalidade que a todos rege e subordina”, ressaltou Ellen Gracie.
De acordo com a presidente do STF, a exposição visa demonstrar, de forma didática, a correspondência entre cada época da vida nacional e sua respectiva regra regente. “A Constituição é um documento jurídico-político por excelência”, afirmou a ministra, que também declarou que “visitar esta exposição corresponde a percorrer a história brasileira em sua evolução”.
“Este momento celebra um dos princípios constitucionais que, com raros intervalos prevaleceu na vida política nacional, o da separação e independência dos Poderes, que por serem independentes e harmônicos cooperam e convergem na busca do bem comum, regidos e subordinados a uma só e mesma regra, a Constituição Federal”, finalizou a ministra, ao dar início à visitação da mostra.
A exposição estará aberta ao público a partir desta quinta-feira (24), podendo ser visitada durante a semana, de 9h às 18h, e, nos fins de semana, de 9h30 às 15h. As escolas públicas poderão agendar visitas com o apoio da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), organizadora do evento, que vai oferecer ônibus para transportar os alunos.
Leia o discurso da ministra Ellen Gracie
Leia, a seguir, o que disseram alguns convidados presentes na abertura oficial da exposição “As Constituições do Brasil”.
Ministro aposentado do Supremo Maurício Corrêa
“Achei a exposição um espetáculo. Quero cumprimentar a ministra Ellen por essa iniciativa de realizar um encontro; uma solenidade tão importante na vida federativa. Basta ver a presença das autoridades que vieram aqui para registrar a felicidade, a oportunidade pela realização dessa solenidade”.
Advogado-geral da União, José Antônio Dias Tofoli
“A exposição é extremamente importante na medida em que resgata o valor histórico do processo constitucional brasileiro, ou seja, a Constituição de 1988 ela não é um produto apenas e tão somente do momento da Constituinte, ela traz em si toda uma evolução do processo histórico e do processo de movimentos sociais que pôde chegar então em 1988, como a constituição cidadã, a constituição mais democrática”.
Coordenadora-geral das comemorações do Bicentenário, Lêda Bandeira
“Um trabalho dessa magnitude é importante porque a Constituição não é só política, nem só jurídica, como disse a ministra Ellen Gracie, mas tem o viés da cidadania, que é mostrar à sociedade brasileira o que significa a nossa Lei Maior, como ela foi concebida e seus benefícios”.
Ministro da Defesa – Valdir Pires
“É bom ver o Brasil assim, caminhando e a imprensa fazendo uma reprodução dessa nossa trajetória que tem tido por vezes algumas dificuldades, mas estamos construindo uma nação”.
Ministro aposentado do STF e curador da mostra, ministro Nelson Jobim.
“Esta exposição é importante no sentido de mostrar a integração dos três poderes e de outra parte mostrar a história do Brasil. A história está aqui”.
EC/EH
“As Constituições Brasileiras” foi inaugurada oficialmente pela presidente do STF, ministra Ellen Gracie. (Cópia em alta resolução)
Leia mais: