Evolução do Código Civil na Rádio Justiça nesta sexta

22/11/2007 18:15 - Atualizado há 12 meses atrás

A evolução da legislação civil no Brasil marca as edições do Código Civil em 1916 e 2002. O "Revista Justiça”, às 11h, vai mostrar as diferenças e as influências do Direito Comparado na criação dos códigos. A discussão faz parte da série de programas especiais da Rádio Justiça sobre o Bicentenário do Judiciário Independente no Brasil.  Pedro Beltrão entrevista o ministro aposentado do Supremo, José Carlos Moreira Alves, que vai explicar temas como a demora na tramitação do projeto do Código e a influência da Constituição na interpretação da nova lei. O juiz aposentado e especialista em Código Civil, Silvio Venosa, também será entrevistado.

"Hora Legal" explica as novas regras para uso de película nos veículos

A nova regulamentação sobre o uso de películas nos vidros dos carros já está em vigor pelo Conselho Nacional de Trânsito. Quem desacatar o limite permitido de visibilidade terá que responder por infração grave, o que resulta em multa e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo, até que seja regularizado. O advogado e consultor de trânsito Marcelo José Araújo vai explicar aos motoristas o que é permitido e o que é proibido.  Às 7h da manhã.

Normais contratuais para veículo alienado em discussão no "Direito Direto"

O programa vai tirar dúvidas dos consumidores sobre a possibilidade de contrato de veículo alienado ser rompido em caso de inadimplência. O advogado especialista em Direito Contratual Marcelo Dornellas vai falar das regras de mercados sobre as vendas de produtos alienados. Já a presidente da Associação de Vítimas de Juros Abusivos do Distrito Federal, Eliana Chaves, explica como é possível evitar o problema. “Direito Direto” tem apresentação de Walter Lima, a partir das 15h. Ainda sobre direitos do consumidor, o "Justiça no Rádio" trata de uma prática adotada pelas instituições bancárias, mas que é considerada ilegal: a cobrança de tarifas pela quitação antecipada de empréstimos. O programa tem edição de Gizelle Mendes, apresentação de José Carlos Andrade e vai ao ar às 9h.

Cultura na 104,7 FM

Pro Verbo” desta sexta explora as modificações que o tcheco Franz Kafka provocou na literatura mundial. No programa, os delírios racionais de Kafka são acompanhados do som de Arrigo Barnabé. Às 21h com Viviane Yanagui e Guilherme Macedo.

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, em Brasília, via satélite ou pelo site www.radiojustica.gov.br.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.