Evento online no STF aborda discriminação etária e direitos humanos dos idosos
A edição desta sexta (24) do projeto SAE Talks receberá a professora María Esther Martínez Quintero.
O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza, nesta sexta-feira (24), às 17h, mais uma edição do programa SAE Talks. A convidada é a professora María Esther Martínez Quintero, que irá falar sobre “Discriminação Etária e Direitos Humanos dos Idosos”. O encontro é aberto ao público e será transmitido pela plataforma Zoom, com moderação do professor e servidor do STF José dos Santos Carvalho Filho.
Entre as questões a serem abordadas está o etarismo, um tipo de preconceito que discrimina as pessoas pela idade e que se manifesta por atos individuais e até mesmo por políticas e práticas institucionais e sociais. O evento tratará ainda dos desafios para formulação de ações eficazes em prol do envelhecimento saudável e da garantia dos direitos humanos das pessoas idosas, diante do cenário de perpetuação desse tipo de discriminação.
Participantes
María Esther Martínez Quinteiro é professora da Faculdade de Direito da Universidade Portucalense (UPT), em Portugal, e doutora em Filosofia e Letras pela Universidade de Salamanca. Atualmente, é diretora acadêmica do programa de pós-doutorado em Direitos Humanos do Centro de Estudos Brasileiros (CEB), na Universidade de Salamanca.
José dos Santos Carvalho Filho é doutor em Direito Constitucional pela Aix-Marseille Université (França). É professor de Direito Constitucional no Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP (Brasília) e pesquisador da Coordenadoria de Pesquisas Judiciárias da Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação do STF.
SAE Talks – Ideias que aprimoram o Supremo
O programa SAE Talks é realizado mensalmente e é um espaço oportuno para que servidores do Tribunal e interessados do público externo, acadêmicos, agentes do poder público e setor privado possam dialogar com o convidado ou convidada de cada edição. A ideia é que a partir do programa, o STF possa trazer debates contemporâneos ao público externo e interno, a sociedade civil, contribuindo para a difusão de conhecimento jurídico e o fortalecimento do diálogo com a sociedade civil.
Para conferir outras edições do programa, confira a playlist no YouTube acessando este link.