Estudantes do ensino médio de Manaus recebem palestra do STF na Escola
Juíza-ouvidora do Supremo, Flávia Martins de Carvalho falou sobre democracia para 270 alunos da capital do Amazonas.
O programa STF na Escola chegou ao Amazonas. A juíza-ouvidora do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávia Martins de Carvalho, realizou nesta sexta-feira (1) palestra para 270 alunos do ensino médio do Centro Educacional Áurea Pinheiro Braga, em Manaus, capital amazonense.
Flávia Martins falou sobre democracia, o papel do Supremo Tribunal Federal (STF), a separação dos poderes constituídos e a Constituição Federal.
Na palestra, ela enfatizou a importância do respeito às regras do jogo por parte da sociedade. “Vida em sociedade tem regra. Podemos mudar aquilo com o que não concordamos, desde que respeitando as regras do jogo”, afirmou.
A visita foi organizada em parceria com a juíza Rebeca de Mendonça Lima, titular do Juizado da Infância e da Juventude Cível de Manaus e juíza auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e com a Secretaria de Educação e Desporto Escolar do Amazonas (Seduc).
Rebeca Mendonça destacou a importância do STF na Escola para os estudantes. “Todos nós precisamos entender como funcionam os poderes constituídos e ter noção dos seus direitos.”
A juíza Flávia Martins já realizou palestras do programa STF na Escola nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Impactos das mudanças climáticas na educação
A secretária executiva adjunta da Capital da Seduc, Edilene Pinheiro, relatou à juíza-ouvidora a preocupação com as alterações no calendário escolar no estado provocadas pelos problemas climáticos.
Segundo ela, muitos alunos ficam impossibilitados de comparecer à escola por causa da estiagem, uma vez que os estudantes em algumas regiões do estado usam o barco como transporte escolar. “Em algumas localidades os alunos levam 20 minutos de barco para chegar às escolas. Por terra o trajeto é de mais de uma hora”.
Teatro e dança e literatura
Flávia Martins foi recebida na escola pelos estudantes com um portal formado por jovens representando os povos originários. Em seguida, ela assistiu a uma apresentação dos alunos de teatro do Centro Educacional. Eles interpretaram o poema Navio Negreiro, de Castro Alves, em homenagem ao mês da consciência negra.
Ao final da palestra, o grupo de dança da escola apresentou danças típicas dos povos indígenas, lendas e folclore.
Flávia Martins também viu uma exposição com trabalhos dos estudantes do 8° ano do ensino fundamental sobre releituras de contos dos irmãos Grimm.
Feira literária
Neste sábado (2), a juíza-ouvidora vai apresentar palestra no palco principal da feira literária de Manaus sobre o programa STF na Escola, às 14h. Às 17h, ela fará a palestra master sobre a “Importância da Representatividade na Formação de Leitores”.
(Iva Velloso/GG)