Estudantes de Santa Branca (SP) recebem o projeto STF na Escola
Ouvidora do STF abordou a relevância da democracia e da Constituição Federal como pilares da sociedade brasileira.
Nesta sexta-feira (25), o programa STF na Escola esteve na rede municipal de ensino da cidade de Santa Branca (SP). A ouvidora do Supremo Tribunal Federal, juíza Flávia Martins de Carvalho, realizou palestras nos turnos da manhã e da tarde para cerca de 200 estudantes. Pela manhã, Adriano Levorin, prefeito de Santa Branca, esteve presente. O encontro contou ainda com a presença de representantes do Ministério Público e do Poder Legislativo da região.
A visita foi organizada em parceria com a Secretaria de Educação do município e teve o apoio da juíza titular da Comarca de Santa Branca, Adriana Vicentin Pezzatti de Carvalho. “Foi possível perceber que a presença do STF dentro da escola foi uma experiência marcante para os alunos e as alunas de Santa Branca e nos diz muito sobre a importância da democracia”, afirmou a magistrada.
Segundo Kaique Lopes Maia, secretário municipal de Educação, “os estudantes de Santa Branca estão discutindo o racismo de maneira transversal desde o início do ano letivo, e trazer o STF para apresentar a Constituição e discutir a democracia é fazer com que nossos adolescentes entendam que defender a democracia é também combater as opressões e a injustiça social”.
Já para Adilson Marques, professor orientador de Projetos da Secretaria de Educação, o conhecimento sobre a Constituição capacita os estudantes a reivindicar e exercer sua cidadania de forma plena. “Ao entenderem os direitos garantidos pela Constituição, eles são incentivados a participar das decisões que afetam suas vidas e a se envolver em sua comunidade”, afirmou.
Durante a visita, foram distribuídos marcadores de página com o QR Code para o site do projeto, além de cartilhas com a história “Uma aventura com a Constituição”, elaborada em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Confira a galeria de imagens: