Estudantes de países do Mercosul iniciam estágio no STF
O Supremo Tribunal Federal recebeu, nesta semana, os cinco primeiros participantes do convênio assinado entre a Fundação Universidade de Brasília e o STF, que trata do Intercâmbio Acadêmico Jurídico-Cultural de estudantes em Direito de países membros do Mercosul.
Duas argentinas, uma chilena e dois paraguaios farão estágio no Tribunal por aproximadamente dois meses. “Conhecer o sistema judiciário e um pouco do funcionamento da Suprema Corte brasileira é muito importante para nossa formação. Sei que esse período será de grande aprendizado”, disse a argentina Susana Goytia, de 22 anos, que está no 6º semestre do curso de Direito.
Durante dois dias, o grupo passou por um programa de ambientação para conhecer algumas unidades do Tribunal. Em seguida, foram encaminhados para os setores onde irão desempenhar atividades relacionadas ao estágio, como a Secretaria de Documentação da Corte e a Secretaria da Presidência.
O paraguaio Juan Pablo, de 24 anos, após assistir a uma sessão plenária, afirmou que “a qualidade intelectual dos juristas brasileiros é bastante rica”. Para ele, “a experiência está sendo muito boa”, declarou. Ele cursa o sexto semestre do curso de Direito no Paraguai.
Leia mais:
27/05/09 – Assinatura de convênio promoverá intercâmbio de estudantes de Direito no âmbito do Mercosul